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Tipo: Tese
Título: Mito e história: o diálogo entre passado e futuro na constituição de identidade nacional em Iracema e Macunaíma
Autor(es): Silva, Sandra Mara Alves da
Orientador: Peloggio, Marcelo Almeida
Palavras-chave: Alencar, José de, 1829-1877. Iracema - Crítica e interpretação;Mito na literatura;Andrade, Mário de, 1893-1945. Macunaíma : o herói sem nenhum caráter -- Crítica e interpretação;Características nacionais brasileiras na literatura
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Sandra Mara Alves da. Mito e história: o diálogo entre passado e futuro na constituição de identidade nacional em Iracema e Macunaíma. Orientador: Marcelo Almeida Peloggio. 2020. 137 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente estudo centra-se nas obras Iracema (1865), de José de Alencar, e Macunaíma (1928), de Mário de Andrade. Pretende-se uma análise da construção da identidade nacional, mediante a discussão sobre formulação de um passado coletivo para o brasileiro nestas narrativas. Entendemos que cada obra é única e seu processo de composição lhe é particular, porém também reconhecemos aspectos semelhantes, conforme as diretrizes da Literatura Comparada, daí a observância da Composição Mitológica do Brasileiro tanto em um quanto em outro romance. Entendemos que os autores em destaque, por meio de suas respectivas obras, construíram um passado mítico comum a toda nação brasileira, capaz de instigar o sentimento de pertencimento e compartilhamento de uma origem comum, construindo, assim, uma ideia de identidade nacional e oferecendo, portanto, a todos os brasileiros o sentimento de integração de algo maior, uma irmandade fundamentada no passado coletivo mítico nacional. Antes da análise propriamente dita das obras, vamos buscar discutir os principais conceitos que embasam e fundamentam nossa discussão, são eles: Cultura, Identidade, Mito e Identidade Coletiva. Tais conceitos serão desenvolvidos ao longo do primeiro capítulo – com base nas reflexões de Raymond Williams (1988), Castells (1999), Foucault (1978), e Candau (2012) – e as conclusões acerca dessa discussão voltarão de forma diluída na análise das obras. Nos capítulos dois e três, partiremos para a observância da Composição Mitológica do Brasileiro em Iracema e Macunaíma. Entendemos que os dois romances formulam uma mitologia para a origem de nosso povo, sustentada fundamentalmente nas relações indivíduo x natureza e tempo histórico x tempo mítico. A partir dessas relações, acreditamos que cada autor constrói uma narrativa mítica única, capaz de explicar de forma “irreal”, apartada de conceitos científicos, a origem do brasileiro e de suas tradições culturais. Essa origem apresentada nas obras, pela força da literatura, é capaz de tocar nosso povo, que passa a reconhecer em Iracema e Macunaíma seus ancestrais; e essa ancestralidade mítica comum a todos os brasileiros é a grande responsável pela construção da nossa identidade coletiva nacional.
Abstract: The present study is focused on the Works of Iracema (1865), by José de Alencar, and Macunaíma (1928), by Mário de Andrade. It is intended an analysis of the construction of the national identity, through the discussion of the making of a collective past of the brazilian people within such Works. We understand that each work is unique and its process of composition being also unique, but we also acknowledge similar aspects, as such as the settings of Comparative Literature, so from then the thorough observation of Composição Mitológica do Brasileiro in both novels. We understand that the said authors, through their Works, built up a mythical past common to the whole brazilian nation, able to instigate the feeling of belonging and sharing a common origin, building up this way an idea of national identity and offering then to brazilians as a whole the feeling as a way of integration of something bigger; a brotherhood laid upon the mythical collective national past. Before the analysis itself, we’ll seek to discuss the main concepts that ground and fundament our discussion, they being Culture, Identity, Myth and Collective Identity. Such concepts will be developed along the first chapter – based on reflections by Raymond Williams (1988), Castells (1999), Foucault (1978), e Candau (2012) – and the conclusions about that discussion will be brought up diluted among the analysis of the Works. On chapters two and three we’ll get to the observance of the Composição Mitológica do Brasileiro in Iracema and Macumaíma. We understand that both novels formulate a mythology for the origins o four people, laid upon fundamentally on the relations individual x nature and historical time x mythical time. From those relations, we believe that each author builds up one mythical single narrative, able to explain on an “irrealistic” form, despised of scientific concepts, the origin of the brazilian people and their cultural traditions. This origin, presented on the Works through the force of literature, is able to touch our people, this being able to acknowledge on the Works their ancestors; and this mythical common ancestrality common to all brazilians is the great responsible for the construction of our collective national identity.
Resumen: El presente trabajo se centraliza en las obras Iracema (1865), de José de Alencar, y Macunaíma (1928), de Mário de Andrade. Se pretende un análisis de la construcción de la identidad nacional, mediante la discusión sobre formulación de un pasado colectivo para el brasileño en estas narrativas. Entendemos que cada obra es única y su proceso de composición es particular, pero también reconocemos aspectos semejantes, conformes las directrices de la Literatura Comparada, por eso la observación de la Composição Mitológica do Brasileiro, tanto en un cuanto en el otro romance. Entendemos que los autores en destaque, por medio de sus respectivas obras, construyeron un pasado mítico común a toda la nación brasileña, capaz de instigar el sentimiento de pertenencia y compartimiento de un origen común, construyendo, así, una idea de identidad nacional y ofreciendo, entonces, a todos los brasileños el sentimiento de integración de algo más grande, una hermandad basada en pasado colectivo mítico nacional. Antes del análisis propiamente de las obras, buscaremos discutir los principales conceptos que embasan nuestra discusión, que son: Cultura, Identidad, Mito e Identidad Colectiva. Estos conceptos serán desarrollados a lo largo del primer capítulo – basado en las reflexiones de Raymond Williams (1988), Castells (1999), Foucault (1978), e Candau (2012) – y las conclusiones sobre ésa discusión volverán de forma diluida en análisis de las obras. En los capítulos dos y tres partiremos para la observancia de la “Composição Mitológica do Brasileiro” en Iracema y Macunaíma. Entendemos que los dos romances formulan una mitología para el origen de nuestro pueblo, sustentada fundamentalmente en las relaciones individuo x naturaleza e tiempo histórico x tiempo mítico. A partir de ésas relaciones, creemos que cada autor construyó una narrativa mítica única, capaz de explicar de forma “irreal”, apartada de conceptos científicos, el origen del brasileño y de sus tradiciones culturales. Este origen presentada en las obras, por la fuerza de la literatura, puede tocar nuestra gente, que pasa a reconocer en Iracema y Macunaíma sus ancestrales; y ésa ascendencia mítica común a todos los brasileños es la grande responsable por la construcción de la nuestra identidad colectiva nacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57026
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