Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57017
Tipo: Resumo
Título: Atividades de extensão do CPLEP
Autor(es): Machado, Icaro Miguel Ibiapina
Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira
Palavras-chave: Fenomenologia;Psicanálise;Psicologia junguiana
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MACHADO, Icaro Miguel Ibiapina; BARROCAS, Ricardo Lincoln Laranjeira. Atividades de extensão do CPLEP. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Programa Círculo de Pesquisa sobre Lógica e Epistemologia das Psicologias – CPLEP – tem como objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Psicanálise (por Sigmund Freud e Jacques Lacan), da Psicologia Analítica (por Carl Gustav Jung) e da Fenomenologia (por Edmund Husserl)e suas respectivas epistemologias. As principais atividades desenvolvidas aqui, cadastradas como Projetos foram: (1) “Introdução às Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl”, (2) “Seminários sobre o ‘Tipos Psicológicos’ de C.G. Jung”, (3) “Clube do Livro Junguiano”, (4) “Círculo de debates sobre a Epistemologia da Psicologia Analítica” e (5) “Introdução à Epistemologia da Psicanálise em Freud e Lacan”. Essas atividades se deram mediante encontros de leituras, pesquisas e palestras realizadas com a participação dos Professores Ricardo L. L. Barrocas e José Wilson Vasconcelos Jr.. Foram planejadas através de reuniões com os integrantes dos vários Projetos do Programa. Houve a participação de estudantes do Departamento de Psicologia (UFC) e de Cursos de áreas afins de outras universidades e instituições de ensino. Além da participação em algumas destas atividades, o bolsista também desempenhou ações de ordem burocrática que incluíram a manutenção do acervo bibliográfico, a coordenação do empréstimo de livros e a aquisição e manutenção dos materiais do Programa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57017
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_imimachado.pdf68,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.