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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nunes, João Vitor da Silveira | - |
dc.contributor.author | Capibaribe, Felipe Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Bueno, André Valente | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T14:10:51Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T14:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, João Vitor da Silveira; CAPIBARIBE, Felipe Cavalcante; BUENO, André Valente. Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade” | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-993338-0-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56927 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Energia eólica | pt_BR |
dc.subject | Aerogeradores | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.title | Desempenho e eficiência de um freio de correntes parasitas para aerogeradores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O setor de energia eólica vem crescendo bastante nos últimos anos, com destaque para opotencial eólico da região nordeste. Esse setor se utiliza de uma alta tecnologia, dentre elas osubsistema de freio. Atualmente a maioria dos sistemas de baixa potência utiliza freiosmecânicos ou resistores elétricos de dissipação, os quais possuem várias desvantagens. Estetrabalho busca apresentar o desenvolvimento e projeto de um freio de correntes parasitaspara aerogeradores. O projeto utilizou um freio de correntes parasitas do tipo tambor, comuma corrente de alimentação de 2A, produzindo um torque de 80N.m, com uma potência defrenagem de 10 kW. Foram produzidas as curvas de desempenho para o freio para diferentescorrentes de alimentação, e foi realizada a validação da sua estrutura do freio. Desse modo, oprojeto apresentou características semelhantes aos freios mecânicos utilizados atualmente,além de apresentar várias vantagens em relação a estes, como menor manutenção e maiorcontrolabilidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEMM - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_eve_jvsnunes.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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