Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56924
Tipo: Artigo de Evento
Título : Análise do distanciamento de aerogeradores com arranjo físico radial nas regiões de planejamento do Ceará
Autor : Uchôa, Kênio Monteles
Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Chaves, Camylla Maria Narciso de Melo
Palabras clave : Efeito esteira;Energia eólica;Distanciamento de aerogeradores
Fecha de publicación : 2020
Citación : UCHÔA, Kênio Monteles; CARVALHO, Paulo Cesar Marques de; CHAVES, Camylla Maria Narciso de Melo. Análise do distanciamento de aerogeradores com arranjo físico radial nas regiões de planejamento do Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”
Resumen en portugués brasileño: Para se obter uma maior eficiência em um parque eólico, a distância entre os aerogeradores e o layout(disposição) da planta possuem papéis fundamentais, uma vez que um aumento do distanciamento dos aerogeradores e sua correta disposição diminuem a perda por efeito esteira,com consequente ganho de produção de energia elétrica. O presente artigo coletou dados dosEstudos de Impacto Ambiental(EIA) eRelatórios de Impacto Ambiental(RIMA) dos projetos implantadosno Ceará, como dados de coordenadas das turbinas(posição) e o diâmetro do rotor da turbina a ser instalada. Apartir da inclusão desses dados em software analisou-se o distanciamento entre os aerogeradores dos parqueseólicosde todas as regiõesde planejamento do estado que possuem esse tipo de empreendimento, a fimde se verificar a relação da distância média medida entre os aerogeradores e o diâmetro do rotor, e posterior comparação com o que a literatura, empresas de projetoe as normas nacionais e internacionais envolvidas recomendam para esse tipo de empreendimento.Os resultados mostram um distanciamento de2,25 a3,14 vezes o diâmetro do rotor na maior parte dos parques analisados do Ceará, estando de acordo com o que as empresas de projeto e as normas orientam, porém em alguns casos as normas não são observadas.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56924
ISBN : 978-65-993338-0-4
Aparece en las colecciones: DEEL - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_eve_kmuchôa.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.