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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Marcelo Albuquerque-
dc.contributor.authorAndrade, Carla Freitas de-
dc.contributor.authorCarneiro, Francisco Olimpio Moura-
dc.contributor.authorRocha, Paulo Alexandre Costa-
dc.date.accessioned2021-03-03T13:55:02Z-
dc.date.available2021-03-03T13:55:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Marcelo Albuquerque; ANDRADE, Carla Freitas de; CARNEIRO, Francisco Olimpio Moura; ROCHA, Paulo Alexandre Costa. Aplicação de sistema de frenagem por correntes de Foucault a bancada de testes para rotores eólicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, VIII, 01 a 05 jun. 2020, Fortaleza, Ceará, Brasil. Anais[...] Fortaleza, Ceará, 2020. Tema: “Outras fontes renováveis de energia - Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade”pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-993338-0-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56922-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnergia eólicapt_BR
dc.subjectFrenagempt_BR
dc.subjectCorrentes de Foucaultpt_BR
dc.titleAplicação de sistema de frenagem por correntes de Foucault a bancada de testes para rotores eólicospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho visou avaliar a aplicabilidade de um sistema de frenagem para uma bancada de testes de um laboratório didático de rotores eólicos, cujo atual sistema de frenagem é um freio a tambor. O sistema é um freio eletromagnético por efeito de correntes de Foucault, onde um eletroímã induz correntes elétricas sobre um disco de alumínio. Foi aplicado o modelo analítico desenvolvido por Wouterse (1991) para descrever o comportamento do freio eletromagnético. Feito isto, foi testado um protótipo do sistema de frenagem, de modo que fosse possível comparar as medições experimentais às estimativas analíticas. Assim, obtendo-se como resultados, para o protótipo de freio eletromagnético, que os valores de torque de frenagem medidos foram, em média, 22,7% inferiores aos valores estimados analiticamente.pt_BR
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