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Tipo: Tese
Título: Formação do enfermeiro na Universidade Federal do Ceará : uma abordagem preventiva
Autor(es): Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Palavras-chave: Enfermagem;Educação em Enfermagem;Educação Superior
Data do documento: 1987
Citação: BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Formação do enfermeiro na Universidade Federal do Ceará : uma abordagem preventiva. 1987. 103 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1987.
Resumo: O trabalho retrata a preocupação da autora com a permanência do enfoque preventivo no desempenho das egressas do curso de Enfermagem/urc. A metodologia abrangeu pesquisa bibliográfica sobre a formação universitária, o processo de formação do enfermeiro, a formação do enfermeiro na UFC, aspectos de prevenção, análise de documentos do curso de Enfermagem da UFC, do Conselho Federal de Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem e legislação aplicada ao ensino universitário. Além disso, opinião das egressas do curso, através de questionário foi auscultada a semi-estruturado, construído com 24 itens subdivididos em vários subitens. Foram consultadas, através do questionário, 100 ex-alunas que atuam nas áreas de saúde pública, hospitalar e de ensino. As respostas levam a crer que o enfoque preventivo permanece, como aspecto importante, na opinião das respondentes. Quanto ao desempenho, alguns fatores dificultadores mencionados estão na esfera político-institucional. As respostas se mantiveram em torno de mais de 9.5% no que tange a: "se o processo ensino-aprendizagem influenciou o desempenho na linha breventiva"; "se as respondentes perceberam esse enfoque durante o processo de formação e se recomendariam a permanência desse enfoque no currículo". Em função da coerência entre as respostas, e da opinião de 93% das respondentes, o curso de Enfermagem/UFC deve manter o enfoque norteador do currículo e do desempenho profissional em Quaisquer contextos de atuação.
Abstract: The work describes the permanence of the preveníive focus in the performance of the alumini of the nursing course/UFC. The methodolcgy contained bibliographical research about the formation at university, the process of formation of the nurse, the formation of the nurse at UFC, aspects of prevention, analysis of documents of the Nursing Course of the lirc, of the Federal Council of Nursing, of the Brazilian Association of Nursing and legislation applied to university teaching. Furthermore, it was auscultated the opinion of the alumini throughout semi-structural questionnaire, built with 24 articles subdivided in several sub-articles. 1.0Ü alumini that actuate in the fields of public health, hospital and teaching were consulted, throughout questionnaire. In the opinion of the answerers, the answers imply that the preventive focus remains as an important aspect. With regard to performance, some difficult faclors mentioned are in the political-institutional sphere. The answers maintained themselves around 9555 relative tc, "if the process teaching-apprenticeship infiuenced the performance in preventive line”; "if the answerers perceived this focus durina the process of formation and if they would advise the permanence of that focus in the curriculum”. In function of logical consistency among the answers, and of the opinion cf 93% of the answerers, the Nursing Course/Urc must maintain the preventive focus as guiocr of the curriculum and of the practitioner performance whichever context of actuation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56899
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