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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação no pós-operatório: percepção do paciente
Autor(es): Jucá, Naira Maria Ferreira
Orientador: Silva, Raimunda Magalhães da
Palavras-chave: Enfermagem;Comunicação;Relações Interpessoais;Período Pós-Operatório;Assistência ao Paciente
Data do documento: 1998
Citação: JUCÁ, N. M. F. Comunicação no pós-operatório: percepção do paciente. 1998. 71 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1998.
Resumo: A comunicação faz parte de todas as atividades de relacionamentos pessoais do homem. Procurou-se analisar como o paciente percebeu a comunicação equipe de cnfermagem-pacientc durante o período pós-operatório, vivenciado na Sala de Recuperação Anestésica. Para a viabilização deste estudo, utilizou-se a abordagem quantitativa complementada pela qualitativa, para que os achados fossem apreendidos e compreendidos cocrcntemente. Empregou-se a entrevista aberta a 30 pacientes que vivenciaram o pós-operatório de cirurgia de urgência/emergência, cm um Hospital de emergência, no Município de Fortaleza - Ceará - Brasil, durante o Io semestre de 1997. A análise dos dados fundamentou-se na comunicação terapêutica (STEFANELLI, 1993), além de literatura complementar. Os dados mostraram que dos 30 sujeitos, 20 eram homens. Quanto ao estado civil, 17 eram casados, 12 solteiros e um viúvo. Ficou evidenciado que a maioria sofreu acidente de trânsito e foi transportada em carro particular (15) e ambulância (12). A comunicação equipe de enfermagem- paciente foi percebida pelos pacientes como limitada na atenção de seus chamados, pelo descaso das situações vivenciadas, pelo desconforto, ausência da família e por nada saber sobre sua condição de saúde e de doença. Apesar de se ter identificado na saia de recuperação uma demanda que excede as possibilidades da equipe de enfermagem proporcionar uma assistência com qualidade, faz-se necessária uma compreensão mais ampla sobre a comunicação no processo de cuidar em enfermagem.
Abstract: The communication is part of all the activities of the man's personal relationships. It tried to analyze as the paticnt hc/she noticed the communication it equips of nursing-patient during the postoperative period, m the Room of Anesthetic Recovery. For the viabilization of this study, the quantitative abordagem was used complemented by the qualitative, so that the discoveries were apprehended and understood certanely. The interview was used open to 30 patient that the postoperative of urgêncy/emergêncv surgerv, in an emergency Hospital, in the district of Fortaleza - Ceará - Brazil, dunng the lst semester of 1997. The analysis of the data was based in the thcrapeutic communication (STEFANELLI, 1993), besidcs complementai litcrature. The data showed that of the 30 subjects, 20 were men. With relationship to the civil State, 17 were married, 12 single and a widower. It was cvidenced that most suffered accident of traffic and it was transported in private car (15) and ambulance (12). THE communication equips of nursing-patient it was noticed by the patients as having limited in the attention of yours called, for the neglet of the situations, for the disconfort, absence of the family and for anything to know about íts condition of health and of disease. In spite of her to have identified in the recovery room a demand that exceeds the possibilitics of the nursing team to provide an attendance with quality, he/she makes himself necessarv a wider undcrstanding about the communication in the process of taking care in nursing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56893
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