Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56877
Tipo: | Dissertação |
Título: | Música árabe e sensibilização corporal na escola pública |
Título em inglês: | Arab music and body awareness in Public School |
Autor(es): | Oliveira, Isabella Moreira de |
Orientador: | Costa, Marco Túlio Ferreira da |
Palavras-chave: | Música árabe;Sensibilização corporal;Educação musical;Escola pública;Dança árabe |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | OLIVEIRA, Isabella Moreira de. Música árabe e sensibilização corporal na escola pública. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Mestrado Profissional em Artes, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumo: | A vivência musical proporciona a aprendizagem do ritmo por meio dos movimentos corporais e provoca interferências no modo de sentir o mundo. É nesse sentido que a experiência com a música árabe influencia diretamente na sensibilização corporal dos estudantes. Dessa maneira, a pesquisa realizada nas aulas da disciplina de Artes com os discentes do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Fortaleza – CE constitui-se em uma possibilidade pedagógica cujo o objetivo é analisar as repercussões provocadas pelas experimentações das influências nos corpos dos estudantes através do contato inédito com a música árabe e o universo que abrange essa linguagem. Com caráter experimental, este estudo baseia-se na metodologia da pesquisa-ação tendo como suporte a coleta de dados (registros em imagens, em vídeos, e em relatos escritos) em que foram possíveis de serem analisadas as contribuições no ensino musical na escola pública através do reconhecimento da música árabe, experimentando a sensibilização corporal que foi proposta para o estudo rítmico. A temática desse estudo é motivada pelas vivências pessoais em música e dança árabe, além de fundamentar-se em fatos históricos referentes às heranças dos povos árabes em território cearense. Para o aporte teórico, recorre-se fundamentalmente aos estudos de música árabe, desenvolvidos pela professora Márcia Dib (2010), da Rítmica do educador musical Émile Jaques-Dalcroze (1912), que visa desenvolver a aprendizagem rítmica por meio das movimentações corporais, e às contribuições do bailarino Rudolf Laban (1978), o qual possui vastas análises do movimento humano, permitindo agregar a este trabalho as possibilidades de explorar deslocamentos corporais no espaço da sala de aula. Por fim, registra-se a participação da gestão escolar que colaborou proporcionando o devido suporte (disponibilização da sala de dança, modificação de horários de aulas) na execução exitosa desta pesquisa que se torna pioneira na proposta pedagógica com música árabe no ambiente escolar, na qual pretende contribuir para o ensino musical na educação básica. |
Abstract: | The musical experience provides the learning of rhythm through body movements and causes interference in the way of feeling the world. It is in this sense that the experience with Arab music directly influences students' body awareness. In this way, the research carried out in the classes of the discipline of Arts with the students of the Elementary School II of a public public school in Fortaleza - CE constitutes a pedagogical possibility whose objective is to analyze the repercussions caused by the experiments of the influences in the bodies of the students through unprecedented contact with Arab music and the universe that encompasses this language. With an experimental character, this study is based on the methodology of action research with the support of data collection (records in images, videos, and written reports) in which it was possible to analyze the contributions to musical education in public schools through the recognition of Arab music, experiencing the body awareness that was proposed for the rhythmic study. The theme of this study is motivated by personal experiences in Arab music and dance, in addition to being based on historical facts regarding the inheritances of Arab peoples in Ceará territory. For the theoretical contribution, Arab music studies, developed by professor Márcia Dib (2010), from the Rhythmic of the music educator Émile Jaques-Dalcroze (1912), which aims to develop rhythmic learning through body movements, and to the contributions of the dancer Rudolf Laban (1978), who has extensive analyzes of the human movement, allowing to add to this work the possibilities of exploring bodily movements in the classroom space. Finally, there is the participation of the school management that collaborated providing the necessary support (provision of the dance room, modification of class schedules) in the successful execution of this research that becomes a pioneer in the pedagogical proposal with Arabic music in the school environment, in which intends to contribute to music education in basic education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56877 |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_imoliveira.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2020_anexo_imoliveira.mp3 | 2,59 MB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.