Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56875
Tipo: Resumo
Título: O direito internacional dos refugiados como vertente do Direito Internacional dos Direitos Humanos (Grupo de Estudos de Direito e Assuntos Internacionais em Direito Humanos CH00.2015.PJ0067)
Autor(es): Rabelo, Humberto Coelho
Correia, Theresa Rachel Couto
Palavras-chave: Refugiados - Estatuto legal, leis, etc.;Direito internacional público e direitos humanos;Migração forçada
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RABELO, Humberto Coelho; CORREIA, Theresa Rachel Couto. O direito internacional dos refugiados como vertente do Direito Internacional dos Direitos Humanos (Grupo de Estudos de Direito e Assuntos Internacionais em Direito Humanos CH00.2015.PJ0067). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O tema acerca da problemática em relação a crise de refugiados apresenta um crescente nos últimos anos, principalmente devido à intensificação da guerra na Síria e nos países do Oriente Médio. No ano de 2014, os números estatísticos levantados pelo ACNUR – a cifra de 59,6 milhões de pessoas deslocadas no mundo - evidenciam a dimensão da questão. Esse cenário internacional de migrações, com alcance generalizado, justifica a discussão no cerne do Direito Internacional dos Refugiados. Objetiva-se por este trabalho compreender a inserção deste ramo específico e atual como vertente do Direito Internacional dos Direitos Humanos em seu aspecto multidisciplinar. Esse tratamento é metodologicamente viável haja vista que as peculiaridades do refúgio estão intrinsecamente relacionadas com as questões tradicionais do Direito Internacional dos Direitos Humanos, estando a aplicação desse instituto sempre relacionada com alguma violação dos direitos humanos. Os refugiados, como indivíduos que encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade, carecem de um programa efetivo de proteção, assistência e integração que deverá ser posto em prática pelos instrumentos jurídicos internacionais, bem como por cada país em particular. Por fim, trazendo à baila todas essas questões verifica-se a importância do tema em estudo para a efetivação dos Direitos Humanos e o cumprimento de tratados e convenções internacionais que disciplinam a mobilidade humana e os fenômenos migratórios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56875
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_hcrabelo.pdf73,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.