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Tipo: Resumo
Título: Educação ambiental e limpeza de praia do GTAR como ferramenta de conscientização de crianças para a conservação das tartarugas marinhas em Fortaleza-CE
Autor(es): Silva, Hayres Costa Holanda
Santos, Amanda Lima dos
Albuquerque, José Cândido Lustosa Bittencourt de
Palavras-chave: Animais - Proteção;Tartaruga-marinha;Educação ambiental;Conservação da natureza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Hayres Costa Holanda; SANTOS, Amanda Lima dos; ALBUQUERQUE, Jose Candido Lustosa Bittencourt de. Educação ambiental e limpeza de praia do GTAR como ferramenta de conscientização de crianças para a conservação das tartarugas marinhas em Fortaleza-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Educação ambiental e limpeza de praia do GTAR como ferramenta de conscientização de crianças para a conservação das tartarugas marinhas em Fortaleza-CE (Programa Verdeluz de gestão ambiental sustentável; Nº de cadastro na PREX: CH00.2014.PG.0150) O ceará tem registros da presença das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, caracterizando-se por ser uma área de alimentação para esses animais. Em virtude disso, o GTAR(Grupo de estudos e articulações sobre tartarugas marinhas), um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará(UFC) e da Universidade Estadual do Ceará(UECE) ligado ao Instituto Verdeluz, está atuando na praia da Sabiaguaba e do Serviluz em Fortaleza com atividades de educação ambiental e realização de limpezas de praia para atuar na conservação da espécie e conscientização das comunidades nesses locais. As atividades de educação ambiental foram realizadas mensalmente na Sabiaguaba em parceria com a Casa Camboa e no Serviluz em parceria com a Associação Boca do Golfinho(ABG). O público alvo são crianças de 5 a 12 anos, cada atividade é feita com aproximadamente 10 a 15 crianças, nas quais são abordados temas como o ambiente marinho e seus animais, as tartarugas marinhas, o manguezal, os rios e o efeito das ações antrópicas nesses ambientes. As limpezas de praia foram realizadas esporadicamente. Nessas ações as crianças, equipadas com luvas e sacos plásticos, foram acompanhadas por adultos que os auxiliaram na coleta do lixo na praia que posteriormente fosse separado por tipo de material, pesado e então descartado corretamente. No ano de 2016 já foram realizadas cinco atividades de educação ambiental em cada uma das duas áreas de atuação do grupo. Também foi realizada na Sabiaguaba uma limpeza de praia e outras em locais variados com alguns parceiros. Com essas ações pode-se concluir que a conscientização das crianças é imprescindível para a preservação das tartarugas marinhas no futuro.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56872
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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