Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56866
Tipo: Resumo
Título: Orientação farmacêutica para as idosas residentes na Casa de Nazaré (Programa Núcleo de Estudo da Longevidade. Código: FF.2013.PG.0036)
Autor(es): Queiroz, Helaine Almeida
Pereira, Pedro Igor de Oliveira
Araújo, Jéssica Sales
Távora, Nathalia Moreira
Barros, Antônio Eduardo de Castro
Arruda, Alcinia Braga de Lima
Palavras-chave: Medicamentos - Utilização;Assistência à velhice;Idosos - Saúde e higiene
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: QUEIROZ, Helaine Almeida; PEREIRA, Pedro Igor de Oliveira; ARAÚJO, Jéssica Sales; TÁVORA, Nathalia Moreira; BARROS, Antônio Eduardo de Castro; ARRUDA, Alcinia Braga de Lima. Orientação farmacêutica para as idosas residentes na Casa de Nazaré (Programa Núcleo de Estudo da Longevidade. Código: FF.2013.PG.0036). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A Casa de Nazaré é uma instituição de longa permanência, a qual recebe idosas que perderam vínculos familiares e precisam de cuidado especializado. Apesar de bem assistida, tal instituição não possui um farmacêutico para realizar funções de assistência e atenção farmacêuticas, as quais são importantes devido ao grande uso de medicamentos entre as idosas. Dessa forma, são essenciais, projetos dentro da instituição que visem melhorar a qualidade de vida dessas mulheres. O objetivo deste Projeto de Extensão, financiado pela UFC, foi oferecer a comunidade idosa, orientação farmacêutica com o intuito de aumentar a adesão medicamentosa. O trabalho foi realizado por meio de entrevistas, palestras e conversas informais a respeito do uso de medicamentos com 39 idosas residentes na Casa de Nazaré, em seguida, foi elaborada uma tabela individual específica com o objetivo de organizar os horários de cada uma de suas medicações, evitando, dessa forma, possíveis confusões e esquecimentos por parte da idosa. As tabelas confeccionadas apresentavam linguagem de fácil entendimento, com o emprego de imagens e letras de tamanho adequado, com o intuito de auxiliar as pacientes que não saibam ler ou tinham dificuldade para enxergar. Os resultados mostraram que a maioria das idosas não sabia com certeza a sua doença e não tomava corretamente seus medicamentos e, após a apresentação das palestras e confecção da tabela, tal deficiência foi dirimida, visto que a tabela fez com que houvesse redução nos esquecimentos e nas confusões dos medicamentos, sendo um importante instrumento para eficiência da terapia. Também foi observado que muitas idosas se sentiram bem por terem um contato humano especializado, podendo conversar sobre suas doenças, bem como, da sua história de vida. Concluímos que o projeto foi fundamental na Casa de Nazaré já que obteve uma melhor adesão ao tratamento e diminuiu o uso irracional de medicamentos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56866
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_haqueiroz.pdf75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.