Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Gabriela da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Turolo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T11:14:05Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T11:14:05Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Gabriela da Silva; SILVA, Andreia Turolo da. Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educação | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo de escrita em língua estrangeira compreende etapas do pensamento, do planejamento, da produção propriamente dita e da revisão. Segundo Brown (2007), pesquisas pedagógicas sobre a natureza da escrita trouxe o reconhecimento da natureza composicional da escrita, o que mudou a prática de ensino dessa habilidade. Ao invés do foco apenas no produto, o professor acompanha todo o processo da composição escrita, permitindo assim tanto ao professor quanto ao aluno uma reflexão colaborativa acerca desse processo. As ferramentas tecnológicas em web 2.0, como o google docs, ou wikis, por exemplos, potencializam essa colaboração. Do ponto de vista dessa abordagem de ensino, que é de base comunicativa, proponho um estudo da minha própria experiência de ensinar produção escrita nos cursos e oficinas ofertadas pelo Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) que faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (UFC). Este programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal a internacionalização das instituições de ensino superior parceiras. O objetivo é preparar discentes, docentes e servidores técnicos administrativos para várias formas de intercâmbio acadêmico-científicos, sendo o Ciência sem Fronteiras o principal deles. Trata-se, então de proporcionar aos alunos do NucLi o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, principalmente. Compõem a reflexão sobre a minha experiência docente dados de atividades de ensino da escrita como suporte aos ETAs (English Teaching Assistants) e como professora das Oficinas de Produção de Abstracts e de Habilidades Escritas, ambas usando as ferramentas tecnológicas em web 2.0. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gsmaia.pdf | 74,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.