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dc.contributor.authorMaia, Renan Santos-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.date.accessioned2021-02-26T15:42:33Z-
dc.date.available2021-02-26T15:42:33Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMAIA, Renan Santos; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Consideração do desempenho da segurança viária na concepção de revestimentos asfálticos a partir da microssimulação de tráfego e do processamento digital de imagens. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC), 2019. p.3657-3660.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56819-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsito - Prevençãopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.titleConsideração do desempenho da segurança viária na concepção de revestimentos asfálticos a partir da microssimulação de tráfego e do processamento digital de imagenspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAcidentes de trânsito, atualmente considerados um problema de saúde pública, são causados por um complexo conjunto de fatores, muitos dos quais competem à engenharia de transportes. Quanto à pavimentação, sabe-se que o Desempenho da Segurança Viária (DSV) está diretamente associado ao atrito desenvolvido na interface pneupavimento, entretanto essa característica é, muitas vezes, tratada sem o devido rigor, especialmente no meio urbano. Assim, este trabalho busca contribuir para tornar o DSV um parâmetro a ser considerado de forma mais proativa na fase de projeto e ao longo de toda a vida útil dos revestimentos asfálticos. Para tanto, o método a ser aplicado parte da conjugação entre informações relativas às condições de superfície do pavimento (previstas em laboratório ou medidas em campo) e à ocorrência de conflitos veiculares, uma característica associada à operação do tráfego. Primeiramente, avalia-se a desaceleração máxima oferecida pela superfície, governada por seu coeficiente de atrito (μ), a ser obtido com estratégias de caracterização de materiais a partir da aplicação de ferramentas de Processamento Digital de Imagens (PDI). A desaceleração disponível pode ser, então, comparada à desaceleração necessária para evitar colisões, parâmetro a ser obtido a partir do uso de ferramentas computacionais para a captação e o registro de conflitos veiculares, por meio da análise das trajetórias de veículos em simulação microscópica de tráfego. Dessa forma, espera-se avaliar o impacto das diferentes estratégias de projeto, construção e manutenção de revestimentos asfálticos, bem como das características do tráfego urbano, na prevenção da ocorrência de acidentes de trânsito.pt_BR
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