Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56816
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação do impacto da utilização de revestimentos do tipo Camada Porosa de Atrito (CPA) no Desempenho da Segurança Viária (DSV) em meio urbano |
Autor(es): | Maia, Renan Santos Alecrim, Carla Marília Cavalcante Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco Cunto, Flávio José Craveiro |
Palavras-chave: | Segurança rodoviária;Camada porosa de atrito (CPA);Revestimento;Concreto asfáltico;Pavimentos - Manutenção e reparos |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | MAIA, Renan Santos; ALECRIM, Carla Marília Cavalcante; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; CUNTO, Flávio José Craveiro. Avaliação do impacto da utilização de revestimentos do tipo Camada Porosa de Atrito (CPA) no Desempenho da Segurança Viária (DSV) em meio urbano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC), 2019. p.3684-3695. |
Resumo: | A utilização de revestimentos do tipo Camada Porosa de Atrito (CPA) em meios urbanos tem sido uma alternativa aplicada na cidade de Fortaleza-CE, quando se busca a reabilitação de revestimentos que, ao longo dos anos, tenham passado por sucessivas aplicações de Concreto Asfáltico (CA) sem a devida fresagem do revestimento antigo. A partir do estudo de caso do revestimento de uma interseção semaforizada típica de Fortaleza-CE, este artigo busca verificar o impacto da alteração da camada de revestimento com uma solução em CA desgastado para uma CPA nova na ocorrência de conflitos veiculares. Para tanto, utilizaram-se métodos de previsão do atrito pneupavimento, além de ferramentas de microssimulação de tráfego e de análise de indicadores de segurança, verificando-se que a adoção dessa solução pode representar uma redução superior a 100% da necessidade teórica de realização de manobras evasivas por parte dos condutores para que se evite a ocorrência de colisões traseiras. |
Abstract: | The use of Porous Friction Courses (PFC) in urban environments has been growing as an alternative to be applied in the city of Fortaleza-CE, when replacing asphalt layers that, over the years, have undergone successive applications of Asphalt Concrete (AC) without proper milling of the old layer. From the case study of a typical signalized intersection of Fortaleza-CE, this paper aims to analyze the impact of the replacement of the superficial old AC layers to the PFC solution in urban areas concerning the occurrence of vehicular conflicts. In order to do so, methods for skid resistance prediction and computational tools for traffic microsimulation and safety analysis were used. It was verified that the adoption of the PFC solution may represent a reduction of more than 100% of the theoretical need of the drivers to perform evasive maneuvers to avoid the occurrence of rear-end collisions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56816 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_rsmaia.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.