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Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise dos ganhos de eficiência dos aeroportos concedidos no primeiro grupo de leilões brasileiros
Autor(es): Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Rodrigues, Júlia Andrade da Silva
Falcão, Viviane Adriano
Palavras-chave: Aeroportos concedidos;Serviço público - Concessão;Aeroportos - Privatização;Desempenho - Avaliação;Privatização;Aeroportos - Terceirização;Terceirização;Aeroportos concedidos - Desempenho;Políticas públicas
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Francisco Gildemir Ferreira da; RODRIGUES, Júlia Andrade da Silva; FALCÃO, Viviane Adriano. Análise dos ganhos de eficiência dos aeroportos concedidos no primeiro grupo de leilões brasileiros. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC) , 2019. p. 313- 324.
Resumo: Houve crescimento do número de passageiros e quantidade de carga transportada por aviões nos últimos 20 anos, porém com poucos investimentos na ampliação da capacidade dos atuais aeroportos. O governo federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC), tomou providências ao longo de 2011 para reestruturar o setor aeroportuário brasileiro decidindo-se conceder os aeroportos à iniciativa privada. Em 2012 os aeroportos de Guarulhos, Campinas e de Brasília foram leiloados à iniciativa privada. Neste trabalho será avaliado se a eficiência técnica dos aeroportos acima descritos foi melhorou frente aos aeroportos concedidos após 2012. Será utilizada a técnica Data Envelopment Analysis (DEA) e testes estatísticos para comparar as médias de eficiência. O ganho científico será em medir a significância estatística entre diferentes grupos via teste de médias intertemporal e intergrupos, incorporando estatísticas ex-post das concessões e inovando na avaliação de políticas que objetivavam ampliar a eficiência técnica. Os resultados apontam que não há diferenças estatisticamente significantes de eficiência técnica entre os aeroportos concedidos e não concedidos. Sugere-se realização de novos estudos explorando novas variáveis de input e output e o longo prazo.
Abstract: There has been a growth in the number of passengers and the amount of cargo transported by airplanes in the last 20 years, but there have been few investments in expanding the capacity of the current airports. The federal government, through the National Civil Aviation Agency (ANAC) and the Civil Aviation Secretariat (SAC), took action throughout 2011 to restructure the Brazilian airport sector by deciding to grant the airports to private initiative. The first initiative was to grant in 2012 the airports of Guarulhos, Campinas and Brasília to private initiative. In this work, it will be analyzed whether there is a difference between the technical efficiency of the airports awarded in comparison to others privatized after 2012. It was used Data Envelopment Analysis (DEA) technique followed by a statistical mean test of efficiency. The innovation in this paper is the use statistical test to measure significance different between groups via intertemporal means test and intergroups, incorporating expost statistics of the concessions and innovating in the evaluation of policies aimed at increasing technical efficiency. The results indicates that there were no statistically significant gains in technical efficiency between the airports granted and not granted. It is suggested to carry out new studies exploring new input and output variables and long term perfomance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56803
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