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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Gabriele Mauany Ferreira-
dc.contributor.authorBatista, Rosana Roseo-
dc.contributor.authorLuz Filho, Antônio Célio de Sousa-
dc.contributor.authorOliveira, Catarina Tereza Farias de-
dc.contributor.authorCavalcante, Andrea Pinheiro Paiva-
dc.date.accessioned2021-02-25T20:11:30Z-
dc.date.available2021-02-25T20:11:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALENCAR, Gabriele Mauany Ferreira; BATISTA, Rosana Roseo; LUZ FILHO, Antônio Célio de Sousa; OLIVEIRA, Catarina Tereza Farias de; CAVALCANTE, Andrea Pinheiro Paiva. Crianças e adolescentes na internet: oficinas sobre riscos e potencialidades. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56795-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternet e criançaspt_BR
dc.subjectInternet - Controle de acessopt_BR
dc.subjectInternet - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleCrianças e adolescentes na internet: oficinas sobre riscos e potencialidadespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2014 (CGI.Br, 2014) apontam que a internet está cada vez mais presente no cotidiano de crianças e adolescentes brasileiros. O acesso diário à internet já é uma realidade para 81% dos entrevistados. Essa conectividade tem sido facilitada pelo uso dos dispositivos móveis: 82% dos usuários brasileiros de 9 a 17 anos acessam a Internet por meio de um telefone celular. O contexto da cultura digital e da ubiquidade da internet favorecem um falso entendimento de que as crianças e adolescentes por terem nascido na “era da conexão” estejam supostamente preparados para lidar com os desafios do acesso à internet. Mas como lidar como os riscos e potencialidades do acesso à web? Esse tem sido o desafio da equipe do Projeto de Extensão Cultura Digital e Direitos Humanos, constituída por docentes e estudantes da UFC e da UECE, que tem se dedicado a propor uma metodologia de discussão com crianças e adolescentes sobre ciberbullying, sexting, privacidade e direitos humanos na internet. O grupo tem trabalhado desde o primeiro semestre no entendimento das questões que envolvem a cultura da infância e letramento digital, através da leitura de textos de autores tais como Sarmento (2002),Freire Filho (2006), Fantin (2014) e Ferrès (2015) e levantamento de materiais que auxiliem nessa mediação online, tais como vídeos e cartilhas como a produzida pela Safernet. O objetivo deste trabalho é apresentar como essa ação de extensão vem sendo realizada nas oficinas e rodas de conversa, ao problematizar os usos da internet por crianças e adolescentes, conversando com elas sobre ciberbullying, sexting, privacidade e direitos humanos na web. Os resultados preliminares apontam para a necessidade de criação de materiais audiovisuais para o trabalho com os grupos e ainda de um repositório online para consulta e compartilhamento, de forma que outras entidades e grupos possam multiplicar a proposta de oficina desenvolvida neste projeto de extensão.pt_BR
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