Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Camila Bandeira | - |
dc.contributor.author | Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T15:44:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T15:44:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Camila Bandeira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro. Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET, 33º, 10 a 14 nov. 2019, Balneário Camboriú (SC). Anais [...] Balneário Camboriú (SC) , 2019. p. 3362-3365. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56776 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Transporte urbano | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade ao transporte local | pt_BR |
dc.subject | Fatores socioeconômicos | pt_BR |
dc.subject | Solo - Uso - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Solo urbano - Uso | pt_BR |
dc.title | Crítica ao planejamento urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade para a urbe sustentável | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os esforços de planejamento do espaço urbano e de transportes incorporam estruturas conceituais de relações entre princípios e conceitos que têm evoluído à medida que se compreende melhor relações como, por exemplo, transportes e sustentabilidade, eficiência e qualidade de vida, desigualdade socioespacial e equidade. Nesta pesquisa de tese, cujo objetivo geral é realizar a crítica ao planejamento do espaço urbano e de transportes de Fortaleza à luz do paradigma do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, pretende-se consolidar os elementos essenciais deste paradigma na busca por uma cidade sustentável, definindo suas interrelações, princípios, foco e objeto de análise. Considera-se o plano diretor como principal instrumento de ordenamento territorial dos municípios, refletindo preocupações com o crescimento e desenvolvimento urbano de cada cidade, assim como os planos de transportes como orientadores da organização dos sistemas de mobilidade das cidades. Esta pesquisa avalia o quanto estes esforços de planejamento vêm incorporando a evolução paradigmática do planejamento da acessibilidade e mobilidade urbanas, assim como analisa a relação destes planos e a redução da desigualdade socioespacial da acessibilidade, para a cidade de Fortaleza. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_eve_cbcavalcante.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.