Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gondim, Georgia de Melo Castro | - |
dc.contributor.author | Santos, Brena Souza | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Aline Maria de Araújo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Márcia Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Azevedo, Cibele Herculano de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T09:49:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-25T09:49:59Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Crianças com paralisia cerebral | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.title | O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gmcgondim.pdf | 74,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.