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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGondim, Georgia de Melo Castro-
dc.contributor.authorSantos, Brena Souza-
dc.contributor.authorAguiar, Aline Maria de Araújo-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Márcia Ferreira de-
dc.contributor.authorAzevedo, Cibele Herculano de-
dc.contributor.authorPinheiro, Fabiane Elpídio de Sá-
dc.date.accessioned2021-02-25T09:49:59Z-
dc.date.available2021-02-25T09:49:59Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGONDIM, Georgia de Melo Castro; SANTOS, Brena Souza; AGUIAR, Aline Maria de Araújo; ARAÚJO, Ana Márcia Ferreira de; AZEVEDO, Cibele Herculano de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. O atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56756-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.subjectServiços de saúde infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Saúde e higienept_BR
dc.titleO atendimento multiprofissional a crianças com paralisia cerebral: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL A CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA (O cuidado centrado no acompanhamento multidisciplinar da criança com desenvolvimento atípico - FM.2016.PJ.088) INTRODUÇÃO: As crianças com paralisia cerebral requerem uma rede de cuidados multiprofissionais e individualizados, capazes de contribuir efetivamente para seu processo de empoderamento, de modo que a equipe que presta assistência à criança seja reflexiva, investigativa e crítica. OBJETIVO: Apresentar um relato de experiência centrado no atendimento multiprofissional de crianças com paralisia cerebral. METODOLOGIA: O estudo foi realizado no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, na sala de intervenção multiprofissional. RESULTADOS: Nas salas de atendimento multiprofissional, cujo foco é a estimulação de crianças com paralisia cerebral e síndromes, a intervenção ocorre por três profissionais: fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. A sala conta com uma estrutura de diversos instrumentos de estimulação, como espelhos, bolas suíças, pranchas ortostáticas, cadeiras ergonômicas, elementos para estimulação sensorial, como sementes e luvas de diferentes texturas, e brinquedos de estimulação visual, sonora e tátil. O tratamento ocorre de forma individualizada, variando de acordo com as necessidades da criança, podendo ser de estimulação sensorial, proprioceptiva, visual, auditiva, motora, de fonação ou de alimentação. DISCUSSÃO: Foi observada melhora estatisticamente significativa na motricidade de crianças com paralisia cerebral que participaram de estimulação precoce individualizada e multiprofissional, com foco em necessidades específicas, em relação às que receberam tratamento generalizado, mas mais estudos são necessários para comprovar essa melhora clinicamente. CONCLUSÃO: A atuação multiprofissional na estimulação precoce de crianças com paralisia cerebral é importante para a melhoria da funcionalidade da criança, pelo caráter integralizado da atenção.pt_BR
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