Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56753
Tipo: Resumo
Título: Natação no trabalho do corpo: flexibilidade (Programa esporte educacional, inclusão e qualidade de vida para crianças e adolescentes - IEFES. 2011.PG.0173)
Autor(es): Queiroz, Gabriela Ferreira de
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palavras-chave: Natação;Articulações - Amplitude de movimento;Esportes para crianças
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: QUEIROZ, Gabriela Ferreira de; GONZALEZ, Ricardo Hugo. Natação no trabalho do corpo: flexibilidade (Programa esporte educacional, inclusão e qualidade de vida para crianças e adolescentes - IEFES. 2011.PG.0173). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: Estudos relatam a importância da natação no desenvolvimento motor da criança e outros fatores. Considerada como um dos exercícios físicos mais completos e eficazes, um dos condicionamentos dessa pratica é flexibilidade, definida como uma qualidade motriz que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular, expressa pela máxima amplitude de movimentos necessária para a perfeita execução de qualquer atividade física eletiva, sem que ocorram lesões anatomopatológicas. A flexibilidade sendo uma característica específica para a articulação e o movimento realizado, cada atividade impõe exigências particulares ao praticante. Portanto, este trabalho tem o propósito de apresentar pesquisas que mostram como a prática de natação trabalha no corpo, crianças e jovens praticantes, especificamente, na flexibilidade. Objetivos: Identificar na literatura especializada, artigos e livros, relacionados à componente flexibilidade com a prática de natação. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, usando as seguintes palavras chaves: natação, flexibilidade, natação e a flexibilidade. Resultados: Entre os artigos, que se refere à essa temática para o beneficio do desenvolvimento motor dos indivíduos, tem-se poucos resultados de melhoras, porém é preciso trabalha-la para que isso possa ser modificado, em atividades especificas para cada estilo do nado. Conclusão: Foi descoberto que a prática de natação em relação ao trabalho da flexibilidade há poucas referências que afirmam a aprimoração dessa capacidade física. No entanto, é importante estimular exercícios de flexibilidade e a pratica de natação, principalmente na idade precoce, em crianças e adolescentes, por se tratarem de suas fases de desenvolvimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56753
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gfqueiroz.pdf72,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.