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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56739
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Análise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais. |
Autor(es): | Sousa, Elisa da Silva Oliveira, Francisco Heber Lacerda de |
Palavras-chave: | Rugosidade;Pavimentos aeroportuários;Índice internacional de rugosidade;Pista de decolagem ou aterrisagem;Traçado do perfil longitudinal |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | SOUSA, Elisa da Silva; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Análise de limites de IRI em pistas aeroportuárias com base em simulações computacionais. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.785-788. |
Resumo: | A irregularidade longitudinal, a depender de sua severidade, é considerada um defeito presente na superfície dos pavimentos que pode proporcionar impacto no conforto e na segurança das operações aeroportuárias, fazendo-se necessárias avaliações periódicas que possam identificar as irregularidades que provocam danos ao sistema aeronave-pavimento. Contudo, o que se tem feito no Brasil é a adoção de conceitos e práticas rodoviárias sem maiores adaptações para a avaliação das infraestruturas aeroportuárias. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar diferentes limites de IRI (International Roughness Index) para a avaliação de pistas de pouso e decolagem e de taxiamento, tendo como base simulações computacionais com aeronaves. Os resultados preliminares indicam a possibilidade de utilização do IRI com diferentes limites para pistas de taxiamento e por terços das pistas de pouso e decolagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56739 |
ISBN: | 978-65-89319-00-9 |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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