Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56674Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Lima, Francisco Weslley | - |
| dc.contributor.author | Silva, Francisca Vânia dos Santos | - |
| dc.contributor.author | Leite, Monalisa de Abreu | - |
| dc.contributor.author | Borges Neto, Herminio | - |
| dc.date.accessioned | 2021-02-22T18:12:00Z | - |
| dc.date.available | 2021-02-22T18:12:00Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | LIMA, Francisco Weslley; SILVA, Francisca Vânia dos Santos; LEITE, Monalisa de Abreu; BORGES NETO, Herminio. Orientação docente no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para educação a distância: uma experiência no MBA em auditoria, controladoria e finanças da ACEP (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual (PD00.2013.PJ.0026). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56674 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
| dc.subject | Educação - Tecnologia da informação | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia e educação | pt_BR |
| dc.title | Orientação docente no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para educação a distância: uma experiência no MBA em auditoria, controladoria e finanças da ACEP (Uso da rede social Facebook como recurso didático para produção textual (PD00.2013.PJ.0026) | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | Com a popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) o acesso à informação vem se democratizando cada vez mais. No que tange a educação, a utilização de mídias digitais vem mudando a já tão conhecida Educação a Distância (EaD), que, no momento atual, tem a seu dispor um excelente meio que converge com uma maior popularização da educação, podendo alcançar os mais diversos indivíduos: a internet. Partindo disto, o presente trabalho surge da experiência de uma parceria entre o Laboratório de Pesquisa Multimeios da Universidade Federal do Ceará (UFC), e a Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP), que tem como objetivo a realização de um curso MBA (Master of Business Administration) em Auditoria, Controladoria e Finanças na modalidade semipresencial. Para tanto, se faz necessário a utilização de um Ambiente Virtual de Ensino (AVE) e de assessoria com orientações para a utilização deste ambiente e para a transmissão ao vivo de conteúdo em vídeo via WEB. Em resposta às demandas da ACEP, o Laboratório de Pesquisa Multimeios disponibilizou uma equipe técnico-pedagógica e o TelEduc como AVE em servidor local. A equipe, por sua vez, faz orientações no sentido pedagógico, na postura do professor durante as transmissões de vídeo e na utilização de equipamentos, softwares e suas configurações. Os resultados ainda são parciais, pois o curso está em andamento. Entretanto é possível dizer que os resultados são satisfatórios, apresentando retorno positivo dos professores da ACEP e alunos, melhoria na postura dos docentes no vídeo, além de boa qualidade e estabilidade nas transmissões. Concluímos que a mudança de postura dos profissionais de educação ao lidar com as novas ferramentas proporcionadas pela utilização de mídias digitais e internet faz-se necessária, assim como a busca de soluções para produção de conteúdo com qualidade e com baixo custo material, ou seja, um satisfatório custo-benefício. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_fwlima.pdf | 77,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.