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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56669
Type: | TCC |
Title: | A influência da plataforma digital Amigos do Futuro na construção da cidadania infantil |
Title in English: | The influence of the digital platform Amigos do Futuro in the construction of children's citizenship |
Authors: | Macedo, Vitória Facundo |
Advisor: | Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva |
Keywords: | Aplicações infantis;Cidadania infantil;Plataforma digital;Crianças |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | MACEDO, Vitória Facundo. A influência da plataforma digital Amigos do Futuro na construção da cidadania infantil. 2019. 102 f. TCC (Graduação em Sistemas e Mídias Digitais)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O exercício da cidadania é um direito de todos garantido por lei, inclusive das crianças, embora há poucos exemplos que essa garantia é efetiva. Uma solução é renovar as formas de participação desses indivíduos. Logo, a crescente presença de aplicações digitais na infância pode ser uma aliada para tal. Assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma plataforma digital para crianças, denominada Amigos do Futuro, que abordem assuntos relacionados à construção da cidadania, aliando entretenimento e aprendizado. Mas antes de iniciar o processo é preciso compreender como se deu a construção da infância através de Ariès (1986), Sarmento (2003, 2007, 2005, 2013, 2016, 1997), Simiano (2014) e Buckinham (2000), pois ela nem sempre foi acompanhada de direitos. A discussão segue pelo termo cidadania por Marshall (1967) e sobre a cidadania infantil por Trevisan (2012), principalmente. Só então se inicia a discussão sobre algumas plataformas digitais infantis existente que promovem a cidadania infantil e porquê é necessário um cuidado maior ao se desenvolver aplicações infantis através de Liu (2018) e Gelman (2018). Compreendidas essas questões, a metodologia de desenvolvimento da plataforma Amigos do Futuro deu-se início dividido em três etapas. Na primeira, é descrito como aconteceu o desenvolvimento do primeiro protótipo da plataforma em um contexto acadêmico. Na segunda, o projeto se torna mercadológico e o protótipo foi repensado e melhorado. Na terceira etapa, foram descritos os testes de usabilidade e experiência com crianças do ensino fundamental I e II de escola pública e particular. O resultado desses testes é comentado a partir da eficiência, eficácia e satisfação quanto a usabilidade e a partir dos três objetivos da plataforma (1. Incentivar o sentimento de pertencimento; 2. Incentivar o sentimento de capacidade de construir o futuro e 3. Dar espaço para a discussão de problemas e soluções do estado) quanto a experiência. Percebeu-se que há muitos aspectos a considerar quando se desenvolve aplicações para crianças, afinal seus impactos podem ir além do entretenimento. As crianças se envolveram com a plataforma e comentaram voluntariamente sobre os temas abordados. Os contextos de escola pública e privada também tiveram resultados diferentes e até mesmo de criança para criança as respostas foram distintas, embora todas as respostas tenham se mostrado relevantes para a discussão sobre a construção do futuro. Por fim, compreende-se que a plataforma Amigos do Futuro por si não constrói essa cidadania, é importante uma mediação para instigar o pensamento crítico, a participação nas decisões dos espaços ocupados e a pertença desses lugares. As crianças são capazes de manifestar seus interesses e contribuir para um mundo melhor, basta que sejam encorajadas a isso e que mais espaços sejam abertos para tornar real esse exercício da cidadania. Trabalhos sobre o desenvolvimento de aplicações infantis são escassos, bem como sobre o fomento da cidadania infantil. Como trabalhos futuros, se espera colaborar com outros trabalhos relacionados a este para incentivar ainda mais um novo olhar sobre a cidadania infantil e as TICs. |
Abstract: | The exercise of citizenship is a right of all guaranteed by law, including children, although there are few examples that this guarantee is effective. One solution is to renew the forms of participation of these individuals. Thus, the growing presence of digital applications in childhood may be an ally for this. Thus, the objective of this work is to develop a digital platform for children, called Friends of the Future, that address issues related to the construction of citizenship, combining entertainment and learning. But before starting the process it is necessary to understand how the construction of childhood took place through Ariès (1986), Sarmento (2003, 2007, 2005, 2013, 2016, 1997), Simiano (2014) and Buckinham (2000), because it It was not always accompanied by rights. The discussion follows the term citizenship by Marshall (1967) and about child citizenship by Trevisan (2012), mainly. Only then does the discussion begin about some existing digital child platforms that promote child citizenship and why greater care is needed when developing child applications through Liu (2018) and Gelman (2018). Having understood these issues, the methodology of development of the Friends of the Future platform began in three stages. The first describes how the development of the first prototype of the platform took place in an academic context. In the second, the project becomes marketable and the prototype was rethought and improved. In the third stage, usability and experience tests with children from public and private elementary school I and II were described. The result of these tests is commented from the efficiency, effectiveness and satisfaction regarding usability and from the three objectives of the platform (1. Encourage the feeling of belonging; 2. Encourage the feeling of ability to build the future and 3. Give space for discussion of state problems and solutions) for experience. It was realized that there are many aspects to consider when developing applications for children, after all their impacts can go beyond entertainment. The children got involved with the platform and commented voluntarily on the topics covered. Public and private school contexts also had different results, and even child-to-child responses were different, although all responses were relevant to the discussion of future building. Finally, it is understood that the Friends of the Future platform itself does not build this citizenship, it is important to mediate to instigate critical thinking, participation in the decisions of occupied spaces and the belonging of these places. Children are able to express their interests and contribute to a better world by encouraging them and opening up more space to make this exercise of citizenship a reality. Studies on the development of children's applications are scarce, as well as on the promotion of children's citizenship. As future work, we hope to collaborate with other related work to further encourage a new look at child citizenship and ICTs. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56669 |
Appears in Collections: | SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS - Relatório Técnico |
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