Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Vania dos Santos-
dc.contributor.authorTorres, Antonia Lis de Maria Martins-
dc.contributor.authorAlves, Francisco Danrley Nascimento-
dc.contributor.authorBorges Neto, Herminio-
dc.date.accessioned2021-02-22T11:21:09Z-
dc.date.available2021-02-22T11:21:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Francisca Vania dos Santos; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; ALVES, Francisco Danrley Nascimento; BORGES NETO, Herminio. A rede social Facebook como recurso didático para a disciplina de língua inglesa: uma experiência com alunos do sétimo ano do ensino fundamental (O uso da rede social Facebook como recurso didático para a produção textual do ensino médio PD00. 2013.PJ.0026). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56654-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]pt_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleA rede social Facebook como recurso didático para a disciplina de língua inglesa: uma experiência com alunos do sétimo ano do ensino fundamental (O uso da rede social Facebook como recurso didático para a produção textual do ensino médio PD00. 2013.PJ.0026)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs redes sociais têm se multiplicado nos últimos anos. Sabe- se que a maiorias das pessoas utilizam ao menos uma delas em seus smartphones, tablets, notebooks e afins. A comunicação ocorre basicamente por envio de mensagens e “posts” nas redes sociais. Dentre as mais utilizadas temos o Facebook que possui múltiplas informações e ferramentas. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho retrata um pouco da experiência do uso da Rede Social Facebook como recurso pedagógico para aulas de Língua Inglesa em uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que tem como objetivo complementar o conteúdo das aulas presenciais. Para que o projeto fosse colocado em prática, foram necessárias algumas ações, dentre elas foi feita triagem para saber se todos os alunos utilizavam o Facebook e a criação de um grupo na rede social onde todos foram adicionados. No grupo, foram postados diariamente links direcionados a vídeos, exercícios online e páginas com conteúdos semelhantes ao que foi apresentado/discutido durante as aulas. No grupo, os alunos têm liberdade de comentar, compartilhar outros links e fazer leituras para trazer a discussão para a sala de aula, sempre com a mediação do professor. Os resultados ainda que parciais, pois a turma é do ano letivo de 2016, evidenciam que os alunos apresentam na sala de aula suas impressões sobre os vídeos compartilhados na rede social, postam vídeos, imagens, dicas no grupo e sugerem o uso de um aplicativo (App) de mensagens instantâneas como complemento ao trabalho iniciado. Concluímos que os alunos percebem o grupo como uma ferramenta de suporte e extensão da sala de aula, principalmente aqueles que não possuem material didático. Também observamos que é importante agregar ao ensino ferramentas a que todos têm acesso facilitado e com os mais diversos recursos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fvssilva.pdf77,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.