Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco Macilio Oliveira da-
dc.contributor.authorSilva, Anna Lucia dos Santos Vieira e-
dc.date.accessioned2021-02-18T11:19:30Z-
dc.date.available2021-02-18T11:19:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Macilio Oliveira da; SILVA, Anna Lucia dos Santos Vieira e. Faça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56584-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.titleFaça boa arte: alinhando o projeto gráfico a criação de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta projeto propõe um alinhamento entre os conceitos projetuais de um produto de design gráfico e editorial com o modus operandi da produção de historias em quadrinhos e usa como eixo as produções dos anos 60 do século XX até os dias atuais. Já é evidente a importância dos quadrinhos como a nona arte na expressão cultural de massa, na sua transmissão de informação entre o imaginativo livro e o ilusório cinema. Por definição o design gráfico e editorial se aplicam a qualquer projeto de reprodução gráfica, o que inclui como suporte para os quadrinhos páginas de revistas, capas de livros, produtos fonográficos, folhetos e etc. Para que uma atividade seja considerada de design gráfico, ou um objeto possa ser enquadrado como produto dela, basta que exista uma metodologia projetual e que através do uso dos signos visuais aplicados se crie uma mídia de reprodução, no caso dos quadrinhos que ele reproduza cultura de forma poderosa e de uma alta capacidade de mensagem. Esta analise pode levar ao uso máximo da ferramenta pela comunidade de artistas, educadores e entusiastas que já incorporam o quadrinho como nova linguagem. Se a indústria dos quadrinhos, criada no início do século passado, possui nuances que devem ser analisados a luz do design gráfico como representação de uma ideia, roteiro, desenho e cores caminham juntos no planejamento de uma boa narrativa e são capazes de levar o leitor a qualquer universo que os autores desejarem, tornando-se fim último do projeto. Assim, a pesquisa de quadrinho se insere em uma atividade de extensão que visa incluir novos leitores e produtores de quadrinhos como um propósito de valorização dos elementos de causalidade no design gráfico.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fmosilva.pdf70,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.