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Tipo: Dissertação
Título: Saúde bucal em atenção domiciliar: a construção de um plano de cuidado interprofissional
Autor(es): Pereira, Silvia Regina Pimentel
Orientador: Linard, Andrea Gomes
Coorientador: Farias, Mariana Ramalho de
Palavras-chave: Pacientes Domiciliares;Saúde Bucal;Relações Interprofissionais;Grupos de Treinamento de Sensibilização
Data do documento: 2019
Citação: PERREIRA, S. R. P. Saúde bucal em atenção domiciliar: a construção de um plano de cuidado interprofissional. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde da Família) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: A população brasileira vivencia um processo de envelhecimento caracterizado pela longevidade e consequente mudança no perfil de adoecimento. Referido contexto reflete-se no aumento de pessoas restritas ao domicílio e que requerem uma atenção em saúde domiciliar com enfoque multiprofissional. Diante desse cenário, este trabalho analisa a construção de um plano de cuidado interprofissional para a atenção domiciliar em saúde bucal. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e natureza crítico-analítica. A pesquisa foi desenvolvida pelo método da pesquisa-ação, com realização de oficinas de produção de dados iniciadas, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob o parecer de número 3.420.571, com posterior emenda aprovada no parecer de número 3.618.327. Os participantes da pesquisa foram 10 profissionais de diferentes categorias de uma unidade de atenção básica em saúde de Fortaleza. As oficinas ocorreram em junho e agosto de 2019 e foram registradas em áudio, vídeo e fotografias. Além desses registros, o portfólio também agregou informações percebidas nesses momentos. Os dados foram organizados, analisados e discutidos por meio de sistematização de experiências e narrativas autobiográficas. Foram realizadas três oficinas. A primeira abordou os saberes e práticas dos participantes a respeito do tema a ser contemplado no plano; a segunda foi uma atividade educativa sobre o tema; na terceira, construiu-se o plano de trabalho. Os participantes concluíram que diversas categorias profissionais podem contribuir com a promoção da saúde bucal na atenção domiciliar e que esta se encontra fragmentada no serviço. Os dados produzidos apontaram para a realização de ações de educação permanente como principal instrumento para reverter este quadro. A educação permanente, como parte dos processos de trabalho das equipes, pode contribuir com uma prática colaborativa entre os profissionais de forma a proporcionar atenção domiciliar integral. O reduzido número de participantes da pesquisa não permite generalizações, mas indica ser viável a realização de encontros, nos quais as equipes possam avaliar suas práticas, planejar e construir novas formas de enfrentamento das dificuldades inerentes ao cuidado domiciliar em saúde bucal.
Abstract: The Brazilian population is experiencing an aging process characterized by longevity and consequent changes in its disease profile, which is reflected in the increase of housebound people requiring multidisciplinary home health care. Given this scenario, this study analyzes the creation of an interprofessional oral health plan for home care. This exploratory research has a critical-analytical, qualitative approach. The research was developed using the action research method and data production workshops, following approval by the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará under the opinion n° 3,420,571, with the subsequent amendment n° 3,618,327. The research participants were 10 professionals from different categories in a primary health care unit in Fortaleza. The workshops took place in June and August 2019 and were recorded using audio, video, and photographs. In addition to these records, the portfolio also included information observed at these meetings. The data were organized, analyzed, and discussed through the systematization of experiences and autobiographical narratives. The first of the three workshops addressed the knowledge and practices of the participants regarding the theme in question. The second was an educational activity on the topic, and the work plan was constructed in the final meeting. The participants concluded that several professional categories could contribute to the promotion of oral health for home care, which is fragmented in the service. The data pointed to the need for permanent education actions as the main instrument to reverse this situation. As part of a health teams’ work procedures, permanent education can contribute to a collaborative practice among professionals to provide comprehensive home care. The limited number of research participants does not allow for generalizations but indicates the feasibility of holding meetings, in which teams can evaluate their practices, plan, and develop new ways of coping with the difficulties inherent in providing oral health for home care.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56576
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