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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDiniz, Flaviane Fabricio-
dc.contributor.authorAlves, Naiana Pacífico-
dc.contributor.authorBarreto, Andrezza Silvano-
dc.contributor.authorAlmeida, Fernanda Castro-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carla Sousa da-
dc.contributor.authorAguiar, Maria Isis Freire de-
dc.date.accessioned2021-02-10T13:50:21Z-
dc.date.available2021-02-10T13:50:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDINIZ, Flaviane Fabricio; ALVES, Naiana Pacífico; BARRETO, Andrezza Silvano; ALMEIDA, Fernanda Castro; SILVA, Ana Carla Sousa da; AGUIAR, Maria Isis Freire de. Atividade educativa sobre alimentação saudavel no pós-transplante renal (Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante - PREX nº FE.2016.PJ.001). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56491-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransplante de rimpt_BR
dc.subjectCuidados pós-operatóriospt_BR
dc.subjectDieta saudávelpt_BR
dc.subjectRins - Doençaspt_BR
dc.titleAtividade educativa sobre alimentação saudavel no pós-transplante renal (Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante - PREX nº FE.2016.PJ.001)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrINTRODUÇÃO: O transplante renal é uma eficaz forma de tratamento para pacientes com insuficiência renal crônica e garante uma melhor qualidade de vida, quando comparada a diálise. Após o transplante, os pacientes devem adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada, visando evitar doenças ou infecções pós-transplante renal. OBJETIVO: Descrever uma atividade de extensão sobre alimentação saudável com pacientes pós-transplantados renais. METODOLOGIA: A atividade foi realizada por acadêmicos de Enfermagem, integrantes da Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante-LAET. O público-alvo contemplou dez pacientes na sala de espera do ambulatório de transplante renal de um Hospital Universitário de Fortaleza-CE durante o período de junho, 2016. RESULTADOS: Como forma de dinamizar o conteúdo, foi utilizada uma caixa com figuras de alimentos de diferentes grupos alimentares, como: biscoitos, mamão, refrigerante, feijão, etc, e fixada na parede uma prateleira vermelha que representava os alimentos a serem evitados ou com consumo limitado e outra prateleira verde que indicava os alimentos consumidos regularmente e em quantidade balanceada. Em seguida, foi solicitado que cada paciente colocasse os alimentos que achava adequado para cada prateleira e explicasse os motivos. Alguns pacientes relataram dúvidas quanto ao consumo de farinha, feijão e carnes vermelha e branca. Mesmo com o aparecimento dos questionamentos, os pacientes mostraram-se bem informados acerca da dieta adequada pós-transplante. Os pacientes relataram obter conhecimentos a partir de palestras disponibilizadas pelo serviço da equipe de enfermagem. CONCLUSÃO: Percebeu-se a importância da realização das atividades de educação em saúde para conscientização sobre a alimentação saudável. Tais práticas feitas de forma dinâmica, envolve a participação do indivíduo, que além de ter o caráter explicativo, é de fundamental significância para esclarecer as dúvidas geradas pelos pacientes.pt_BR
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