Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56487
Tipo: Resumo
Título: Cultura camponesa e agronegócio no Vale do Jaguaribe/CE
Autor(es): Oliveira, Francisca Davila de
Mendes Neto, Volgan Timbó
Almeida, David Nascimento de
Oliveira, Venâncio Sousa de
Moreira, Carolina Rodrigues
Viana Junior, Mario Martins
Palavras-chave: Agricultura familiar;Agroindústria;Vale do Jaguaribe
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Francisca Davila de; MENDES NETO, Volgan Timbó; ALMEIDA, David Nascimento de; OLIVEIRA, Venâncio Sousa de; MOREIRA, Carolina Rodrigues; VIANA JUNIOR, Mario Martins. Cultura camponesa e agronegócio no Vale do Jaguaribe/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O contato com a problemática deste trabalho se deu no seio dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais - COMTER/UFC na região do Vale do Jaguaribe – CE. Nesse espaço o conflito por terra e água entre agricultores e empresas irrigantes se efetiva nos últimos 40 anos com a peculiaridade da intervenção do Estado através da construção de infraestrutura técnica. A instalação do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas (PITR), por exemplo, desapropriou 800 famílias e apagou do mapa 26 comunidades. Aqui se trata dos sujeitos deste processo histórico: os agricultores atingidos pela obra e pelos impactos da modernização agrícola em seus modos de vida. O objetivo é perceber como um território secularmente construído sob a égide da agricultura familiar passa pelas transformações humanas e tem sua paisagem modificada para se tornar um polo de agronegócio. Para tanto, investigamos o lugar que a produção familiar passa a ocupar nesse território transformado, quais tipos de relações sociais são estabelecidas e quais os conflitos intrínsecos à contradição entre agronegócio e campesinato. A investigação se deu através da realização de mais de 40 entrevistas de história de vida com os agricultores de cinco das 30 comunidades atingidas pelo PITR, observando suas reflexões sobre passado e presente e as diferenças históricas que se revelam tendo a instalação do perímetro como marco temporal. A análise das fontes orais revelou diversas violações empreendidas pelo DNOCS durante a execução da obra, em um processo reconhecido pelos próprios sujeitos como uma tomada das terras e que conduziu os agricultores a uma proletarização compulsória nas firmas agrícolas instaladas no território. Entretanto, apesar da ação autoritária do Estado, há uma dimensão da vida dos agricultores que resiste a lógica do modelo agribusiness: a manutenção de seus cultivos e trabalhos coletivos, ainda que em uma escala menor. Elemento que permite refletir sobre o conceito de
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56487
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fdoliveira.pdf71,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.