Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56446
Tipo: Resumo
Título: O papel do treinador na vida de jovens atletas (Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes)
Autor(es): Sousa, Fernando Bruno Gomes de
Anastácio, Antônio Marcio Ferreira
Paes, Ivina Maria de Sousa
Girão, Naiara Beatriz Mota
Gonzalez, Ricardo Hugo
Palavras-chave: Esportes - Aspectos sociológicos;Treinadores de basquetebol;Treinadores de atletas;Educação física para crianças
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Fernando Bruno Gomes de; ANASTÁCIO, Antônio Marcio Ferreira; PAES, Ivina Maria de Sousa; GIRÃO, Naiara Beatriz Mota; GONZALEZ, Ricardo Hugo. O papel do treinador na vida de jovens atletas (Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: o meio esportivo está sempre em expansão, nutrindo-se com a constante inserção e permanência de jovens nas diversas modalidades existentes, mas para que esses jovens desenvolvam o gosto pelo esporte escolhido para praticar é necessário que haja todo um trabalho de apresentação da modalidade, de forma lúdica, buscando sempre mostrar uma face prazerosa do esporte ao jovem atleta, esse trabalho deve ser realizado pelo treinador. OBJETIVO: identificar o papel do treinador na vida de jovens atletas de acordo com as experiências e percepções de cada atleta. METODOLOGIA: trata-se de um estudo transversal de cunho qualitativo. Foi aplicado entrevistas com alunos atletas praticantes de basquete de dois projetos distintos, sendo um deles a seleção de basquete da E.E.F.M. Anísio Teixeira e o outro o Programa Esporte Educacional e Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes. RESULTADOS: foi verificada uma semelhança entre as respostas dos entrevistados. Todos apresentaram uma imagem positiva de seus treinadores, tanto na vida profissional quanto na vida social, alguns inclusive tendo seus treinadores como amigos próximos e exemplos a serem seguidos. CONCLUSÃO: o treinador de jovens atletas deve ser dotado de princípios éticos e morais, tanto em relação ao esporte quanto a vida social, além de ser bem fundamentado na modalidade e possuir uma boa didática pois essas são as ferramentas essenciais para que o treinador exerça seu trabalho, que é principalmente treinar e educar para o esporte e para a vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56446
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fbgsousa.pdf73,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.