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dc.contributor.authorMota, Bruno Cavalcante-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2021-02-08T13:50:45Z-
dc.date.available2021-02-08T13:50:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMOTA, Bruno Cavalcante; BARROSO, Suelly Helena de Araújo. Captação e geração de energia no pavimento rodoviário com a aplicação de células piezoelétricas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1487-1490.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56443-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPiezoeletricidadept_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectEnsaio de fadigapt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.titleCaptação e geração de energia no pavimento rodoviário com a aplicação de células piezoelétricaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA piezoeletricidade surge como possibilidade de microgeração de energia em pavimentos rodoviários, a partir do tráfego de veículos e pedestres. O objetivo desta pesquisa é investigar o potencial elétrico de células piezoelétricas aplicadas em pavimentos, a fim de contribuir na redução do impacto das energias no ambiente. Foram desenvolvidas análises multifísicas para otimização da configuração do protótipo e dos materiais piezoelétricos em software computacional. Será realizado o ensaio de fadiga nos corpos de revestimento asfáltico com o protótipo de células piezoelétricas inseridas entre eles, aplicando frequências e cargas distintas por uma máquina universal de testes. Os resultados preliminares mostram, através das simulações multifísicas, que foi possível identificar que quanto maior o espaçamento e menor a quantidade de células no protótipo, mais energia é gerada. Espera-se, ainda, verificar a capacidade elétrica em laboratório e ambiente real para abastecimento de residências e instrumentos de iluminação e tráfego na própria rodovia.pt_BR
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