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Title in Portuguese: Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio da análise digital de imagens
Other Titles: Verificación del Parámetro de Macro Textura de Pavimentos en Servicio por medio del Análisis Digital de Imágenes
Vérification du paramètre de macrotexture de pavements en service en utilisant l'analyse numérique d'images
Title: Verification of the parameter of macrotexture of pavements in service by means of the digital analysis of images
Author: Sousa, Elisa da Silva
Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Keywords: Pavimento
Macrotextura
Mancha de Areia
Processamento digital de imagens
Issue Date: 2019
Citation: SOUSA, Elisa da Silva; OLIVEIRA, Francisco Heber Lacerda de. Verificação do parâmetro de macrotextura de pavimentos em serviço por meio da análise digital de imagens. Rev. Tecnol. Fortaleza, v. 40, n. 1, p. 1-17, jun. 2019.
Abstract in Portuguese: A macrotextura é um parâmetro da aderência pneu-pavimento. Apesar de ser uma das características mais importantes na segurança viária, sua avaliação não é comumente realizada no Brasil. Além disso, os procedimentos recomendados para sua mensuração ainda são constituídos por ensaios tradicionais, que envolvem a interrupção de tráfego por longos períodos. Mas o desenvolvimento de tecnologias, associadas aos avanços da computação, geraram técnicas, como o processamento digital de imagens (PDI), que têm mostrado resultados satisfatórios na avaliação da textura de pavimentos. A partir disso, o presente trabalho busca realizar uma análise comparativa entre valores de profundidade média de macrotextura e os resultados obtidos com a aplicação do PDI em imagens de pavimentos. Para tanto, foram escolhidos pontos em pavimentos asfálticos em serviço, localizados no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde foram coletadas imagens com uma câmera digital e processadas com a utilização do software Matlab. Posteriormente, foi realizado o ensaio da Mancha de Areia no mesmo local. Com os resultados do PDI e do ensaio foi verificada a existência de correlação entre os dados, tendo como base os valores do coeficiente de determinação (R²), com o valor máximo obtido de 0,88. Com o desenvolvimento deste trabalho, percebeu-se que o PDI consegue obter resultados satisfatórios na verificação da macrotextura., Porém a análise das imagens para um único limiar não apresentou correlação adequada, com R² máximo de 0,13 devido às particularidades de cada imagem, como cor e brilho. De forma geral, verificou-se que é possível desenvolver métodos mais eficientes de avaliação de macrotextura a partir da análise digital de imagens.
Abstract: The macrotexture is a parameter of the tire-pavement adhesion. Despite being one of the main characteristics of road safety, its evaluation is not commonly performed in Brazil. In addition, the procedures for their measurement also constituted by umbrellas involve a passage for long periods. But the development of technologies combined with advances in information technology has generated techniques such as digital image processing (PDI), which are satisfactory indicators in the evaluation of pavement texture. So, the present work seeks a comparative analysis between macrotexture mean values and results obtained with a PDI application in pavement images. To do so, places were chosen on asphalt pavements in service, based at the campus of the Federal University of Ceará (UFC), where images were collected with a digital camera and processed using Matlab software. Subsequently, the Sand Stain Test was performed at the same site. The results of the PDI and the test showed a correlation between the data verified, based on the coefficient of yield (R²), with the maximum value received of 0.88. The PDI is an indicator of results of the work, published together with the result, such as color and brightness. In general, the most efficient type of macrotexture evaluation data was verified from the digital image analysis.
Abstract in Spanish: La macro textura es un parámetro de adherencia neumático-pavimento. Aunque sea una de las características más importantes en la seguridad vial, su evaluación no es realizada a menudo en Brasil. Además, los procedimientos recomendados os tradicionales, que envuelven la interrupción del tránsito por largos períodos. Pero, el desarrollo de tecnologías, asociadas a los avances de la computación, genera técnicas, como el procesamiento digital de imágenes (PDI), que viene enseñando resultados satisfactorios en la evaluación de la textura de pavimentos. A partir de esto, el presente trabajo busca realizar un análisis comparativo entre valores de profundidad media de macro textura y los resultados obtenidos con la aplicación del PDI en imágenes de pavimentos. Para eso, se escogieron puntos en pavimentos asfálticos en servició, ubicados en el campus del Pici de la Universidad Federal del Ceará (UFC), donde se colectaron imágenes con una cámara digital y procesadas con la utilización del software Matlab. Posteriormente, se realizó el ensayo de la Mancha de Arena en el mismo local. Con los resultados del PDI y del ensayo, se verificó la existencia de correlación entre los datos, teniendo como base los valores del coeficiente de determinación (R²), con el valor máximo encontrado de 0,88. Con el desarrollo de este trabajo, percibimos que el PDI consigue obtener resultados satisfactorios en la verificación de la macro textura. Sin embargo, el análisis de las imágenes para un único límite no presentó correlación adecuada, con R² máximo de 0,13 debido a las particularidades de cada imagen, como color y brillo. De forma general, se verificó que es posible desarrollar métodos más eficientes de evaluación de macro textura a partir del análisis digital de imágenes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56368
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2318-0730
Appears in Collections:DET - Artigos publicados em revista científica

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