Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56357
Tipo: Resumo
Título: O uso das ferramentas digitais pelo teletrabalho na inclusão digital do projeto CRID (CRID: uma proposta de comunidade digital rural/PD00.2012.PJ.0476)
Autor(es): Marinho, Emilly Victória de Oliveira
Santana, Ana Carmen de Souza
Barbosa, Janyara Emanuelly Bernardo
Nepomuceno, Lara Meneses Saldanha
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Teletrabalho;Tecnologia da informação;Inclusão Digital
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MARINHO, Emilly Victória de Oliveira; SANTANA, Ana Carmen de Souza; BARBOSA, Janyara Emanuelly Bernardo; NEPOMUCENO, Lara Meneses Saldanha; BORGES NETO, Hermínio. O uso das ferramentas digitais pelo teletrabalho na inclusão digital do projeto CRID (CRID: uma proposta de comunidade digital rural/PD00.2012.PJ.0476). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Esse estudo tem como intuito apresentar uma reflexão sobre as melhorias que o uso das tecnologias voltadas para o Teletrabalho proporcionam para os assentamentos rurais a partir da consolidação das práticas de ensino à distância. A escolha do tema é exposta por considerar o tema relevante a partir da experiência de utilização das ferramentas digitais como um ganho significativo para os indivíduos envolvidos no processo de inclusão sócio-digital. Os Centros Rurais de Inclusão Digital (CRID) é um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, possui como parceiros o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O CRID tem como proposta a inclusão digital de cidadãos que vivem na área rural, trazendo à tona as possibilidades de melhorias que a modernização aliada à internet podem trazer, beneficiando o homem do campo. Nesse contexto, o incremento das ferramentas digitais, como o Whatsapp, Facebook, e entre outras, facilitam a comunicação entre os bolsistas que atuam como formadores e os assentados rurais. A metodologia utilizada fundamenta-se em pesquisas bibliográficas (BORGES NETO, 2007) leituras desenvolvidas em trabalho coletivos, além de análises de diários de campo com dados de viagens técnico-pedagógicas e conversas informais em dois assentamentos rurais. Portanto, esse estudo resulta na percepção de melhorias proporcionadas pelas ferramentas digitais para a vida dos assentados, das quais ressalto: a aproximação que esses indivíduos estabelecem mediante a comunicação no âmbito digital; uma maior troca de conhecimento entre formadores e assentados; a possibilidade do ingresso dos assentados na vida acadêmica e profissional a partir da inclusão sócio-digital promovida pelo CRID.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56357
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_evomarinho.pdf75,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.