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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCâmara, Raphael Amaral da-
dc.contributor.authorOliveira, Samara da Costa-
dc.date.accessioned2021-02-04T13:32:51Z-
dc.date.available2021-02-04T13:32:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Samara da Costa. Painel de apoio à decisão para priorização das ações da gestão da manutenção corretiva. 2020. 65 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56339-
dc.description.abstractThe Brazilian electrical system is formed by inumerous interconnections between transmission and distribution lines and various equipments. In order to keep the entire system working in order, it is required a great amount of work from all the agents involved in its management, especially those focused on maintenance tasks. One way of evaluating the efficiency of the services performed is through the quality and consumer satisfaction indicators, which have specific values that must be followed in all regions of the country and their non-compliance generate penalties for the distributors. In order to characterize an efficient way of prioritizing maintenance actions, an analysis of the historical basis of defects of a local energy distributor was carried out, considering the records made from 2016 to 2019, using some quality tools. Focusing efforts on the defects that have the greatest impact, those with high criticality, it was observed that almost 50% of the corrected defects were executed after the deadline and that most defects are concentrated in a few classifications. At the end, it was suggested to cross the prioritization indicators defined in the study with the base of defects registration to create a prioritization dashboard of corrective maintenance actions, which eneables the efficiency of work groups and gives support to reduce the impacts of feeder failures due to system and equipment defects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão da manutençãopt_BR
dc.subjectManutenção corretivapt_BR
dc.subjectFerramentas de qualidadept_BR
dc.subjectIndicadores de qualidadept_BR
dc.titlePainel de apoio à decisão para priorização das ações da gestão da manutenção corretivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO sistema elétrico brasileiro é formado por inúmeras interligações entre linhas de transmissão e de distribuição e diversos equipamentos. Para manter todo o sistema em pleno funcionamento é necessário um grande trabalho de todos os agentes envolvidos na sua condução, principalmente aqueles voltados para as tarefas de manutenção. Uma forma de avaliar a eficiência dos serviços realizados é através dos indicadores de qualidade e de satisfação do consumidor, que possuem valores específicos que devem ser cumpridos em todas as regiões do país e o seu não cumprimento geram punições às distribuidoras. Para caracterizar uma forma eficiente de realizar a priorização das ações de manutenção, foi realizada uma análise da base histórica de defeitos de uma distribuidora de energia local, considerando os registros realizados entre os anos de 2016 a 2019, fazendo o uso de algumas ferramentas da qualidade. Focando os esforços nos defeitos que possuem maior potencial de impacto na rede elétrica, foi observado que apesar da maioria dos defeitos estarem localizados em poucas categorias, quase 50% dos defeitos corrigidos foram executados fora do prazo. Como forma de melhorar o desempenho do setor, ao final, sugeriu-se o cruzamento dos indicadores de priorização definidos no estudo com a base de cadastro de defeitos para a criação de um painel de priorização das ações de manutenção corretiva, que possibilita a eficientização dos agrupamentos de trabalho.pt_BR
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