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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56318
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nogueira, Fabrício Gonzalez | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Eládio Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T17:29:25Z | - |
dc.date.available | 2021-02-03T17:29:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Eládio Gouveia. Identificação e controle digital de uma planta didática de movimento angular propulsionada por motor e hélice. 2020. 103 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56318 | - |
dc.description.abstract | Unmanned Aerial Vehicles are a technological innovation increasingly present in society's daily lives. With diverse applications, these devices are increasing attracting interest from the scientific community, serving, in the context of this work, as a source of inspiration. The mechanical complexity of a multi-rotor UAV was simplified in this work for didactic purposes. This project has only one propelling element (composed by a motor and propeller) guided by a rotating arm, producing an angular movement. The plant proposed for this work was built as well as an angle sensor based on a linear scale potentiometer. The necessary bibliographic review for the identification procedures of the plant and the design of a digital controller was described in this work. Two identification methods have been proposed: Non-Recursive Least Squares and Gauss-Newton Method, with the last one showing better results, being, therefore, the transfer function resulting from this method chosen to represent the plant behavior. Pole Placement was used as strategy for the design of the digital controller, as well as the RST structure to represent it. The first designed digital controller did not meet the proposed performance specifications. After adjustments, a new controller was calculated and implemented, with satisfactory results, within the proposed performance specifications. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Controle discreto | pt_BR |
dc.subject | Identificação de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Transformada Z | pt_BR |
dc.subject | Python | pt_BR |
dc.subject | MATLAB | pt_BR |
dc.subject | Controle de sistemas dinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Método de Gauss-Newton | pt_BR |
dc.subject | Mínimos quadrados não recursivo | pt_BR |
dc.subject | Sequência binária pseudoaleatória | pt_BR |
dc.title | Identificação e controle digital de uma planta didática de movimento angular propulsionada por motor e hélice | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Forte, Marcus Davi do Nascimento | - |
dc.description.abstract-ptbr | Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são uma inovação tecnológica cada vez mais presente no cotidiano da sociedade. Com as mais diversas possíveis aplicações, estes equipamentos despertam progressivamente o interesse da comunidade científica, servindo, no contexto deste trabalho, como fonte de inspiração. A complexidade mecânica dos VANTs multirrotores foi, com objetivo didático, simplificada neste trabalho, ao ponto deste projeto contar com apenas um elemento propulsor (motor e hélice) guiado por um braço giratório, produzindo um movimento angular. A planta proposta para este trabalho foi construída juntamente com um sensor de ângulo baseado em um potenciômetro de escala linear. Descreveu-se, neste trabalho, a revisão bibliográfica necessária para os procedimentos de identificação da planta e do projeto de um controlador digital. Dois métodos de identificação foram propostos: Mínimos Quadrados Não Recursivo e Método de Gauss-Newton, tendo este último apresentado melhores resultados, sendo, portanto, a função de transferência resultante deste método escolhida para representar a planta. Utilizou-se a alocação de polos como estratégia para o projeto do controlador digital, bem como utilizou-se a estrutura RST para representá-lo. O primeiro controlador digital projetado não atendeu às especificações de desempenho propostas. Após ajustes, um novo controlador foi calculado e implementado, tendo resultados satisfatórios, dentro das especificações de desempenho propostas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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