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dc.contributor.authorSilva, Lucas Sassaki Vieira da-
dc.contributor.authorBastos, Juceline Batista dos Santos-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorNascimento, Luis Alberto Herrmann do-
dc.date.accessioned2021-02-02T17:23:14Z-
dc.date.available2021-02-02T17:23:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Lucas Sassaki Vieira da; BASTOS, Juceline Batista dos Santos ; SOARES, Jorge Barbosa ; NASCIMENTO, Luis Alberto Herrmann do. Avaliação mecânica de misturas asfálticas utilizando corpos de prova extraídos e moldados. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.1410-1421.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56294-
dc.description.abstractMechanical characterization of asphalt mixtures intends to obtain properties to comprehend the material behavior and help simulating the layered system. However, there is not yet a consensus of the effects on properties when samples are molded on the test dimension or cored and subsequently sawed. This paper’s objective is to evaluate the effects on some mechanical properties of asphalt mixtures using laboratory test specimens of specific dimensions or cored from larger specimens. The methodology consists on performing Tension Strength (TS), Resilient Modulus (RM), Uniaxial Repetitive Loading Test, Dynamic Modulus (|E*|) and Stress Sweep Rutting (SSR) for molded samples and also cored and sawed ones. The air voids content (AV) were also verified during the extraction steps. For permanent deformation, one of the mixtures’ results indicates resistance reduction after coring. On the other tests performed, converging results were verified for both methodologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurvas granulométricaspt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectEnsaio mecânicopt_BR
dc.subjectCamada (Pavimento)pt_BR
dc.titleAvaliação mecânica de misturas asfálticas utilizando corpos de prova extraídos e moldados.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA caracterização mecânica de misturas asfálticas visa obter propriedades para compreender o comportamento do material e simular o sistema de camadas. Ainda não há consenso sobre o efeito nas propriedades quando as amostras são moldadas na dimensão de ensaio ou obtidas por extração e serragem. Este artigo tem como objetivo avaliar os efeitos em algumas propriedades mecânicas para corpos de prova (CPs) obtidos na dimensão de ensaio ou da extração de CPs maiores. A metodologia consiste em realizar ensaios de Resistência a Tração (RT), Módulo de Resiliência (MR), Uniaxial de Carga Repetida, Módulo Dinâmico (|E*|) e Stress Sweep Rutting (SSR) para CPs moldados e também extraídos e serrados. Verificou-se ainda a distribuição do volume de vazios (Vvs) durante as etapas de extração. Para a deformação permanente, uma das misturas apresentou tendência de redução da resistência pós extração e, para os demais ensaios, resultados convergentes foram encontrados para ambas as metodologias.pt_BR
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