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dc.contributor.authorAlburquerque, Vanessa Araújo Maia de-
dc.contributor.authorNobre Júnior, Ernesto Ferreira-
dc.date.accessioned2021-02-02T14:52:50Z-
dc.date.available2021-02-02T14:52:50Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Vanessa Araújo Maia de; NOBRE JÚNIOR, Ernesto Ferreira. Análise comparativa entre diferentes modelos de determinação de custo de operação de veículos . In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34o., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.925-927.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56290-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Consumo de combustívelpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectFluxo de tráfegopt_BR
dc.subjectVolume de tráfegopt_BR
dc.subjectRodoviapt_BR
dc.titleAnálise comparativa entre diferentes modelos de determinação de custo de operação de veículos.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse relatório apresenta uma análise comparativa entre os métodos de cálculo do custo de operação de veículos de diferentes órgãos rodoviários internacionais. Serão feitas simulações nos modelos ARFCOM (Australian Road Fuel Consumption Model), HPP (Highway Performance Predictor) e HDM-4 (Highway Development and Management System). A pesquisa avaliará os modelos por meio de um estudo de caso utilizando dados coletados em dois trechos de rodovia de características distintas utilizando cinco veículos diferentes. A simulação será realizada fixando-se um cenário de valores que compõem os modelos: tipo de fluxo de tráfego, classe da rodovia, composição e volume de tráfego. O estudo permitirá observar a mudança das metodologias e a comparação de resultados do mesmo veículo entre diferentes métodos. Os resultados preliminares sugerem que o método de cálculo americano HPP é mais amplo e resulta em valores de custos mais próximos do real.pt_BR
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