Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56289
Tipo: Resumo
Título: A prevalência de doenças crônicas nos participantes do Programa Saúde em Movimento (Programa Saúde em Movimento, nº de cadastro no PREX IEFES.2012.PG.0976)
Autor(es): Bessa, Eliakim Maia
Santos, Murilo Alves dos
Nascimento, Valderlando Loiola
Maia, André Alves
Araújo, Antônio Dennis Sousa de
Silva, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Doenças crônicas;Exercícios físicos - Aspectos da saúde;Medicina preventiva;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BESSA, Eliakim Maia; SANTOS, Murilo Alves dos; NASCIMENTO, Valderlando Loiola; MAIA, André Alves; ARAÚJO, Antônio Dennis Sousa de; SILVA, Carlos Alberto da. A prevalência de doenças crônicas nos participantes do Programa Saúde em Movimento (Programa Saúde em Movimento, nº de cadastro no PREX IEFES.2012.PG.0976). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT`s), como a diabetes mellitus, dislipidemias, doenças cardiovasculares são importantes causas de morbidade e mortalidade em adultos e idosos. O exercício físico é uma ferramenta poderosa no combate e controle dessas doenças, podendo atuar na prevenção primária, secundária e terciária da saúde. Algumas recomendações, como por exemplo, do Colégio Americano de Medicina do Esportiva (ACMS), preconiza o exercício para a prevenção de algumas doenças crônicas. Nesse contexto, o Programa Saúde em Movimento (PSM), do Instituto de Educação Física e Esportes, atende o público de adultos e idosos, visando promover e estimular a prática da atividade física na prevenção primária e secundária de indivíduos acometidos por doenças crônicas. Objetivo: identificar as principais doenças crônicas que ocorrem na população atendida pelo PSM. Metodologia: o estudo combina a pesquisa bibliográfica e a análise de questionário. A pesquisa bibliográfica foi realizada, por meio de revisão de artigos selecionados da base de dados Google Acadêmico. A Pesquisa documental constituiu-se na aplicação de questionários semi-estruturados com os participantes do programa, para análise estatística foi utilizado o SPSS. Resultado: A partir da análise dos dados é possível afirmar que entre os participantes 56,1% são adultos, onde 85,4% é composto por mulheres. Quanto à prevalência das doenças crônicas, foram obtidos os seguintes resultados: 31,7 % são hipertensos, 26,8% são obesos, 14,6% possuem problemas respiratórios, 14,6% possuem dislipidemia, 12,2% possuem problemas cardíacos, 4,9% tem diabetes, 4,9% tem problemas articulares e 12,2% tem outras patologias. Conclusão: Em face dos resultados apresentados podemos concluir que houve uma prevalência das patologias relacionadas ao sistema cardiovascular, assumindo valores expressivos, isto denota a importância do programa com relação à promoção de saúde, bem como os benefícios da prática regular de exercícios.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56289
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_embessa.pdf80,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.