Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56286
Tipo: Resumo
Título: Nas trilhas da geodiversidade: estudos ambientais como subsídio ao geoturismo no município de Ubajara/CE
Autor(es): Pessoa, Elen Karine Forte
Sales, Marta Celina Linhares
Palavras-chave: Geoturismo;Geodiversidade;Conservação da natureza
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PESSOA, Elen Karine Forte; SALES, Marta Celina Linhares. Nas trilhas da geodiversidade: estudos ambientais como subsídio ao geoturismo no município de Ubajara/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Um dos maiores desafios do desenvolvimento dos diferentes setores da sociedade é a articulação entre o crescimento econômico, o bem-estar social e a preservação dos recursos naturais. Voltando-se para a proteção do patrimônio natural e diversificação da oferta turística, o Geoturismo mantém uma proposta de articulação entre estes dois elementos, possibilitando a construção de um caminho em busca o desenvolvimento sustentável. O Parque Nacional de Ubajara é constituído de grande riqueza natural, servindo como berço de inúmeros estudos e servindo de atração para turísticas que desejam conhecer seus variados aspectos paisagísticos. Possibilitar a aproximação do visitante com o patrimônio natural por meio dos estudos ambientais e informativos é mais uma forma de assegurar sua conservação e conjuntamente com as atividades geoturísticas complementar a oferta turística do local. Tal articulação se fez através das atividades geoconservacionistas no PARNA de Ubajara que são mediadas por monitores e realizada por meios interpretativos (trilhas, painéis e mapas), que foram produzidos com o subsídio dos estudos ambientais prévios do local, servindo de suporte para o avanço dessa tipologia turística. Durante a pesquisa foi possível uma parceria com o ICMbio, que autorizou a ação de extensão na UC. O estudo ambiental da área e o trabalho de passar tais conhecimentos aos condutores foi uma forma de acrescentar valores ambientais e econômicos ao PARNA, diversificando o conteúdo abordado durante as atividades turísticas, aproximando o público do conhecimento científico e o amadurecimento da defesa protecionista dos aspectos da sua geodiversidade. Assegurando, assim, a manutenção dos processos naturais para gerações futuras de estudantes e turistas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56286
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ekfpessoa.pdf67,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.