Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPassos, Luana Vitorino Sampaio-
dc.contributor.authorNogueira, Diego Benevides-
dc.date.accessioned2021-02-01T14:43:46Z-
dc.date.available2021-02-01T14:43:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPASSOS, Luana Vitorino Sampaio; NOGUEIRA, Diego Benevides. Arquivo, memória e resistência: uma análise do documentário ‘Peões’, de Eduardo Coutinho. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 24., 2020, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2020.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-5630-000-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56275-
dc.description.abstractThe paper proposes an investigation about the production processes of culture, memory, forgetfulness and archival footage in the movie Peões (2004), directed by Eduardo Coutinho. This paper’s objective is to discuss the constitution of the collective memory in the documentary through individual memories triggered by archival footage, in order to observe how they contribute to the narrative’s development within a political collective experience. To do so, we discuss the relationship between memory and archive in the communicational processes of culture together with strategies of recalling, resistance, forgetfulness and testimony that are present in Peões. In this theoretical path, we count on the thoughts about the concept of history by Walter Benjamin and the notion of communicational processes, decoding and common memory of the Semiotic Theory of Culture by Iúri Lotman.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCompóspt_BR
dc.subjectArquivos - Históriapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectPeões (Filme)pt_BR
dc.titleArquivo, memória e resistência: uma análise do documentário ‘Peões’, de Eduardo Coutinhopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo propõe investigar os processos de produção de cultura, memória, esquecimento e imagens de arquivo no filme Peões (2004), de Eduardo Coutinho. O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a constituição da memória coletiva no documentário por meio de lembranças individuais desencadeadas pelas imagens de arquivo, a fim de observar como contribuem para a construção narrativa da experiência política coletiva. Para isso, discutimos sobre a relação entre memória e arquivo nos processos comunicacionais de cultura junto a estratégias de rememoração, resistência, esquecimento e testemunho presentes em Peões. Nesse percurso teórico, contamos com as reflexões sobre o conceito de história de Walter Benjamin e a concepção dos processos comunicacionais, decodificação e memória comum da Semiótica da Cultura pensada por Iúri Lotman.pt_BR
dc.title.enArchive, memory and resistance: an analysis of the documentary ‘Peões’, directed by Eduardo Coutinhopt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_lvspassos.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.