Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Larissa Antônia Barbosa | - |
dc.contributor.author | Campos, Viviane Píccolo | - |
dc.contributor.author | Torres, Caio Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T14:43:51Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T14:43:51Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Larissa Antônia Barbosa; CAMPOS, Viviane Píccolo; TORRES, Caio Assunção. Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE. .In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2590-2597. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-89319-00-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Segurança rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Sistema binário | pt_BR |
dc.subject | Segurança no trânsito | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de tráfego | pt_BR |
dc.subject | Tráfego urbano | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Binários | pt_BR |
dc.subject | Sistema viário urbano | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho objetiva avaliar a eficácia de sistemas viários binários na segurança de tráfego. Este estudo observacional em seis binários, implantados entre 2014 e 2015 em Fortaleza/CE, usou uma configuração de via que prioriza o transporte público à melhoria da fluidez. Por meio da metodologia “Antes” e “Depois” foram observados acidentes, ocorridos em três anos, antes e após a implantação dos binários, comparando-os com as ocorrências de trânsito em trechos semelhantes não binários, considerados grupo de comparação (GC). Na análise desses grupos, observou-se um aumento estatisticamente significativo para acidentes com vítimas. Nos demais acidentes a estimativa de redução de acidentes pelos efeitos de fatores globais agregados aos efeitos das implantações dos binários não se concretizaram nos períodos “depois”, o que se pode inferir que sem considerar os efeitos globais dos fatores externos os binários tiveram um efeito inverso, podendo ter influenciado no aumento dos acidentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_eve_lablima.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.