Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Larissa Antônia Barbosa-
dc.contributor.authorCampos, Viviane Píccolo-
dc.contributor.authorTorres, Caio Assunção-
dc.date.accessioned2021-01-29T14:43:51Z-
dc.date.available2021-01-29T14:43:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLIMA, Larissa Antônia Barbosa; CAMPOS, Viviane Píccolo; TORRES, Caio Assunção. Avaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE. .In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2590-2597.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56258-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSegurança rodoviáriapt_BR
dc.subjectSistema bináriopt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectEngenharia de tráfegopt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectBináriospt_BR
dc.subjectSistema viário urbanopt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho da segurança de tráfego de sistemas viário do tipo binários no Município de Fortaleza-CE.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva avaliar a eficácia de sistemas viários binários na segurança de tráfego. Este estudo observacional em seis binários, implantados entre 2014 e 2015 em Fortaleza/CE, usou uma configuração de via que prioriza o transporte público à melhoria da fluidez. Por meio da metodologia “Antes” e “Depois” foram observados acidentes, ocorridos em três anos, antes e após a implantação dos binários, comparando-os com as ocorrências de trânsito em trechos semelhantes não binários, considerados grupo de comparação (GC). Na análise desses grupos, observou-se um aumento estatisticamente significativo para acidentes com vítimas. Nos demais acidentes a estimativa de redução de acidentes pelos efeitos de fatores globais agregados aos efeitos das implantações dos binários não se concretizaram nos períodos “depois”, o que se pode inferir que sem considerar os efeitos globais dos fatores externos os binários tiveram um efeito inverso, podendo ter influenciado no aumento dos acidentes.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_lablima.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.