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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Amaral, João Joaquim Freitas do | - |
dc.contributor.author | Câmara, Yzy Maria Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-29T14:00:51Z | - |
dc.date.available | 2021-01-29T14:00:51Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | CÂMARA, Y. M. R. Percepção, vivência e enfrentamento do sofrimento psíquico em crianças usuárias de CAPS infantil. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56255 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa visou à compreensão da percepção, vivência e enfrentamento de crianças portadoras de sofrimento psíquico usuárias do Centro dc Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria lleuda Verçosa. O sofrimento psíquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, através da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que lenda à integração do indivíduo, sendo o sofrimento psíquico da criança gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianças de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementação das informações coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará e atende ao público inlanlo-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuários e das anotações dos diários de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianças colaboradoras e suas cuidadoras, no período de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianças têm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psíquico: agressividade, mudanças de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitação da realidade, estigma, violência doméstica e sexual. Por fim. a relevância deste trabalho encontra-se na compreensão do sofrimento psíquico pela ótica de quem o vivência e na contribuição para com pesquisas futuras, pois há na literatura pouco material sobre o sofrimento psíquico da criança respeitando o discurso da mesma. A importância também é dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientação dc melhores práticas profissionais e de políticas públicas voltadas para a saúde mental infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Estresse Psicológico | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Narrativa Pessoal | pt_BR |
dc.subject | Serviços de Saúde Mental | pt_BR |
dc.title | Percepção, vivência e enfrentamento do sofrimento psíquico em crianças usuárias de CAPS infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa visou à compreensão da percepção, vivência e enfrentamento de crianças portadoras de sofrimento psíquico usuárias do Centro dc Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria lleuda Verçosa. O sofrimento psíquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, através da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que lenda à integração do indivíduo, sendo o sofrimento psíquico da criança gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianças de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementação das informações coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará e atende ao público inlanlo-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuários e das anotações dos diários de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianças colaboradoras e suas cuidadoras, no período de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianças têm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psíquico: agressividade, mudanças de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitação da realidade, estigma, violência doméstica e sexual. Por fim. a relevância deste trabalho encontra-se na compreensão do sofrimento psíquico pela ótica de quem o vivência e na contribuição para com pesquisas futuras, pois há na literatura pouco material sobre o sofrimento psíquico da criança respeitando o discurso da mesma. A importância também é dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientação dc melhores práticas profissionais e de políticas públicas voltadas para a saúde mental infantil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2011_dis_ymrcamara.pdf | 42,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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