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dc.contributor.advisorAmaral, João Joaquim Freitas do-
dc.contributor.authorCâmara, Yzy Maria Rabelo-
dc.date.accessioned2021-01-29T14:00:51Z-
dc.date.available2021-01-29T14:00:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCÂMARA, Y. M. R. Percepção, vivência e enfrentamento do sofrimento psíquico em crianças usuárias de CAPS infantil. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Centro de Saúde Comunitária, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56255-
dc.description.abstractEsta pesquisa visou à compreensão da percepção, vivência e enfrentamento de crianças portadoras de sofrimento psíquico usuárias do Centro dc Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria lleuda Verçosa. O sofrimento psíquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, através da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que lenda à integração do indivíduo, sendo o sofrimento psíquico da criança gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianças de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementação das informações coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará e atende ao público inlanlo-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuários e das anotações dos diários de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianças colaboradoras e suas cuidadoras, no período de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianças têm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psíquico: agressividade, mudanças de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitação da realidade, estigma, violência doméstica e sexual. Por fim. a relevância deste trabalho encontra-se na compreensão do sofrimento psíquico pela ótica de quem o vivência e na contribuição para com pesquisas futuras, pois há na literatura pouco material sobre o sofrimento psíquico da criança respeitando o discurso da mesma. A importância também é dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientação dc melhores práticas profissionais e de políticas públicas voltadas para a saúde mental infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectNarrativa Pessoalpt_BR
dc.subjectServiços de Saúde Mentalpt_BR
dc.titlePercepção, vivência e enfrentamento do sofrimento psíquico em crianças usuárias de CAPS infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa visou à compreensão da percepção, vivência e enfrentamento de crianças portadoras de sofrimento psíquico usuárias do Centro dc Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Maria lleuda Verçosa. O sofrimento psíquico foi analisado à luz da teoria Winnicottiana, através da teoria do amadurecimento humano, onde foi discutida a importância do suporte familiar e do meio saudável para um desenvolvimento emocional que lenda à integração do indivíduo, sendo o sofrimento psíquico da criança gerado pela falha desta estrutura.Os sujeitos foram dez crianças de 7 a 11 anos. Foi feito um levantamento de dados com as respectivas cuidadoras apenas como uma maneira de complementação das informações coletadas. O local escolhido corresponde ao primeiro CAPS infantil do estado do Ceará e atende ao público inlanlo-juvenil de 67 bairros do município de Fortaleza. Para tanto, foi feito um levantamento documental dos prontuários e das anotações dos diários de campo, assim como entrevistas semi-estruturadas com as crianças colaboradoras e suas cuidadoras, no período de agosto a dezembro de 2010. Os resultados encontrados apontam para a propriedade que as crianças têm de reconhecer e expressar suas formas diversas de vivenciarem o sofrimento psíquico: agressividade, mudanças de humor, queixas de ansiedade, dificuldades escolares, dificuldade de aceitação da realidade, estigma, violência doméstica e sexual. Por fim. a relevância deste trabalho encontra-se na compreensão do sofrimento psíquico pela ótica de quem o vivência e na contribuição para com pesquisas futuras, pois há na literatura pouco material sobre o sofrimento psíquico da criança respeitando o discurso da mesma. A importância também é dada como um conhecimento que pode facilitar a reorientação dc melhores práticas profissionais e de políticas públicas voltadas para a saúde mental infantil.pt_BR
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