Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Denio Igor Silva de-
dc.contributor.authorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorPontes, Lucas Dias de-
dc.contributor.authorJorge, José Clailton Menezes-
dc.date.accessioned2021-01-28T13:37:17Z-
dc.date.available2021-01-28T13:37:17Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPONTES, Denio Igor Silva de; BERTONCINI, Bruno Vieira; PONTES, Lucas Dias de; JORGE, José Clailton Menezes. Modelo crowdshipping de distribuição da última milha: um estudo sobre a operacionalização. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p. 1797-1806.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89319-00-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56231-
dc.description.abstractThe numerous services of delivery of products, added to the traditional supplies of retail stores, provided a high and growing number of dedicated trips. As a consequence, traffic jams, difficulty in pedestrian mobility, low operational productivity and environmental pollution are some of the problems faced by society. Crowdshipping emerges as an alternative to urban cargo transportation. This solution has as a value proposition: greater agility, low cost and ecological sustainability. Ordinary citizens become potential logistics agents for the last mile. The aim of this paper is to make a critical analysis of the crowdshipping model. Important variables are identified in the literature, as well as restrictions and weaknesses of this model that must be considered for the operationalization of the solution through an e-platform. Factors that affect crowdshippers and consigners/receivers preferences are highlighted. It is concluded that crowdshipping is an alternative model of transport of goods/orders, and can be a option for urban areas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectEntrega de mercadoriaspt_BR
dc.titleModelo crowdshipping de distribuição da última milha: um estudo sobre a operacionalizaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs inúmeras entregas em domicílio de produtos, somadas aos tradicionais abastecimentos de comércios varejistas, proporcionaram um elevado e crescente número de viagens dedicadas. Como consequência, congestionamentos, dificuldades para a mobilidade de pedestres, baixa produtividade operacional e poluição ambiental são alguns dos problemas enfrentados. O crowdshipping surge como uma alternativa para o transporte urbano de cargas. A solução possui, como proposta de valor, maior agilidade, baixo custo e sustentabilidade ecológica. Cidadãos comuns tornam-se potenciais agentes da logística da última milha. O objetivo desse estudo baseia-se em uma análise crítica do modelo crowdshipping. Variáveis chaves são identificadas na literatura, assim como restrições e fragilidades do modelo que devem ser consideradas para a operacionalização da solução através de uma plataforma. Fatores que afetam as preferências dos crowdshippers e dos remetentes/destinatários são destacados. Conclui-se que o modelo alternativo de transporte de mercadorias/encomendas pode ser uma opção para áreas urbanas.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_disdepontes.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.