Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56226
Tipo: Resumo
Título: A docência e o voluntariado: reflexões sobre a prática em um curso pré-vestibular popular (Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, n° DB00.2001.CS.0474)
Autor(es): Leite, Debora Ximenes
Castro, Joana Paula Lima de
Nepomuceno, Raul Carneiro
Palavras-chave: Voluntários na educação;Professores - Satisfação no trabalho;Democratização da educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LEITE, Debora Ximenes; CASTRO, Joana Paula Lima de; NEPOMUCENO, Raul Carneiro. A docência e o voluntariado: reflexões sobre a prática em um curso pré-vestibular popular (Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, n° DB00.2001.CS.0474). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O trabalho voluntário vem ganhando grande destaque. Muitos cursos de pré-vestibular popular utilizam-se de voluntários para suas atividades administrativas e de magistério. Um importante curso pré-vestibular popular da cidade de Fortaleza é o Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, projeto de extensão da Faculdade de Direito da UFC. Em 2016, atendeu 180 alunos, que contaram com o trabalho de 19 administradores, 9 plantonistas e 26 professores, tendo uma parceria firmada com o Projeto Einstein Brasil (iniciativa que une cursinhos populares do País) e com o Casd (Curso Popular do ITA). Para muitos voluntários, o Projeto representa o primeiro contato com a docência e com o voluntariado. Este trabalho tem por objetivo investigar percepções de professores sobre a sua atividade docente e voluntária. O presente estudo é exploratório e de natureza qualitativa. Foi realizado a partir de entrevistas com 6 professores voluntários do Curso Paulo Freire, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados. Os professores relataram aspectos relativos à experiência profissional e o desejo de contribuir com a sociedade. O significado atribuído à função de docente voluntário foi permeado por ponderações sobre o compromisso com o trabalho assumido, a recompensa não material e a preocupação com o outro. Os professores têm uma visão positiva sobre os impactos que sua atividade gera nos estudantes e foram unânimes em avaliar a atividade como positiva e impactante para seu futuro profissional. Ao sujeito que exerce a atividade de docente voluntário em um curso pré-vestibular popular é oferecida a possibilidade de defrontar-se com a realidade da educação brasileira e reconhecer-se como um agente de transformação social, ao passo em que entra em contato com realidades sociais diversas e tem a oportunidade de (re)pensar práticas profissionais. Além disso, foi possível verificar ganhos a nível intelectual, no desenvolvimento de habilidades práticas e de integração social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56226
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dxleite.pdf76,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.