Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56224
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Davi Vasconcelos-
dc.contributor.authorBrandão, Wanessa Nhayara Maria Pereira-
dc.contributor.authorSoares, Cristina Facanha-
dc.date.accessioned2021-01-27T20:46:09Z-
dc.date.available2021-01-27T20:46:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Davi Vasconcelos; BRANDÃO, Wanessa Nhayara Maria Pereira; SOARES, Cristina Facanha. O acesso a políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas (LESC HD2010PJ1058). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56224-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectIgualdade racialpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.titleO acesso a políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas (LESC HD2010PJ1058)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho está vinculado ao Programa Aracati, Patrimônio do Ceará: Por Uma Cidade Educadora, financiado pelo Ministério da Educação por meio do PROEXT-2015, na linha de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. É desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Sobre a Consciência (LESC-Psi), que através dos trabalhos de pesquisa e extensão está realizando projetos interdisciplinares nos eixos de cultura, educação e política, colaborando assim no processo de acesso a políticas públicas na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas. A comunidade de Ubaranas, como é conhecida, recebeu em 2011 a certidão de reconhecimento quilombola pela Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e atualmente encontra-se com processo de regularização fundiária em tramitação. Nesse percurso, dificuldades se apresentaram em relação à garantia dos direitos, bem como desafios à organização e mobilização da comunidade. É esse o contexto em que o LESC-Psi se insere com seus projetos através do programa de cidade educadora e consegue favorecer o acesso a políticas de igualdade racial e direitos humanos. São utilizadas como método atividades participativas circunscritas em contextos intergeracionais como rodas de conversas, círculos de culturas e visitas domiciliares. Assim promove-se ações, em parceria com os moradores, que têm colaborado na obtenção de novas conquistas e no fortalecimento da identidade local.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dvrodrigues.pdf77,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.