Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Davi Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | Brandão, Wanessa Nhayara Maria Pereira | - |
dc.contributor.author | Soares, Cristina Facanha | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-27T20:46:09Z | - |
dc.date.available | 2021-01-27T20:46:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Davi Vasconcelos; BRANDÃO, Wanessa Nhayara Maria Pereira; SOARES, Cristina Facanha. O acesso a políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas (LESC HD2010PJ1058). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56224 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Igualdade racial | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.title | O acesso a políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas (LESC HD2010PJ1058) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho está vinculado ao Programa Aracati, Patrimônio do Ceará: Por Uma Cidade Educadora, financiado pelo Ministério da Educação por meio do PROEXT-2015, na linha de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. É desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Sobre a Consciência (LESC-Psi), que através dos trabalhos de pesquisa e extensão está realizando projetos interdisciplinares nos eixos de cultura, educação e política, colaborando assim no processo de acesso a políticas públicas na Comunidade Quilombola Córrego de Ubaranas. A comunidade de Ubaranas, como é conhecida, recebeu em 2011 a certidão de reconhecimento quilombola pela Fundação Cultural Palmares, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, e atualmente encontra-se com processo de regularização fundiária em tramitação. Nesse percurso, dificuldades se apresentaram em relação à garantia dos direitos, bem como desafios à organização e mobilização da comunidade. É esse o contexto em que o LESC-Psi se insere com seus projetos através do programa de cidade educadora e consegue favorecer o acesso a políticas de igualdade racial e direitos humanos. São utilizadas como método atividades participativas circunscritas em contextos intergeracionais como rodas de conversas, círculos de culturas e visitas domiciliares. Assim promove-se ações, em parceria com os moradores, que têm colaborado na obtenção de novas conquistas e no fortalecimento da identidade local. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dvrodrigues.pdf | 77,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.