Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Dayana da Silva Alves-
dc.contributor.authorReinaldo, Fátima Thaís de Almeida-
dc.contributor.authorMelo, Sara Saraiva-
dc.contributor.authorLima, Beatriz Furtado Alencar-
dc.date.accessioned2021-01-27T19:26:43Z-
dc.date.available2021-01-27T19:26:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Dayana da Silva Alves; REINALDO, Fátima Thaís de Almeida; MELO, Sara Saraiva; LIMA, Beatriz Furtado Alencar. Multi e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56222-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMulti e múltiplos letramentos no processo de elaboração de material didático de E/LE do curso de extensão “Espanhol Acessível” ((Projeto pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO curso “Espanhol Acessível” constitui-se como o elo de contato com as pessoas cegas de Fortaleza por meio do projeto de extensão “Pessoas com deficiência visual e formação inclusiva: uma introdução à língua espanhola por meio de multi e múltiplos letramentos”. Esse projeto de extensão debruça-se na reflexão/ação sobre como nós, estudantes de graduação – futuros professores da educação básica –, podemos nos preparar para melhor atender a um público de pessoas com deficiência visual. O curso tem como público alvo pessoas com deficiência visual e será realizado na ACEC, sendo 98% do público sócios desta instituição. Trabalhamos com o conceito de ordem visiocêntrica do discurso (LIMA, 2015) para refletirmos sobre como os materiais didáticos não contemplam a contento estudantes que não tem como centro o sentido da visão em suas práticas de letramento. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. A pesquisa para elaboração do material seguiu os seguintes passos: 1. Selecionar livros de Espanhol nível básico utilizados em cursos livres; 2. Selecionar conteúdos recorrentes nos livros; 3. Divisão desses conteúdos entre os bolsistas do projeto; 4. Construção do material didático ouvindo pessoas cegas através de um questionário indagando-as sobre o que elas achavam importante ser abordado. O material será disponibilizado em uma plataforma virtual que segue os parâmetros do Design Universal, será impresso em Braille e os áudios dos textos da apostila foram gravados por nós bolsistas, a professora coordenadora do projeto e alunos do curso de Letras Espanhol Noturno e Diurno da UFC. A interdisciplinaridade entre as pesquisas da multimodalidade e dos Novos Estudos do Letramento foram a base teórica na qual nos fundamentamos. Contamos com a parceria financeira da UFC para a concessão das bolsas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dsarodrigues.pdf78,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.