Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214
Tipo: Artigo de Evento
Título: Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus
Autor(es): Davet, Fernando Grandi
Castro Neto, Manoel Mendonça de
Palavras-chave: Velocidade média de circulação;Tráfego urbano;Trânsito - Fluxo;Controle de tráfego urbano;Controle de tráfego
Data do documento: 2020
Citação: DAVET, Fernando Grandi; CASTRO NETO, Manoel Mendonça de. Influência do uso solo, infraestrutura viária e demanda de tráfego na variação diária da velocidade média de automóveis e de ônibus. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.2759-2762.
Resumo: A compreensão da variabilidade diária da velocidade média é importante para o monitoramento e controle das condições de tráfego em vias urbanas. Embora as variações diárias da velocidade média venham sendo estudadas há bastante tempo, pouco se sabe sobre os fatores que causam essas variações. A pesquisa de mestrado proposta neste documento tem como principal objetivo modelar a variação diária da velocidade média dos automóveis e dos ônibus, em períodos de 15 minutos, em função de fatores relacionados ao uso solo, à infraestrutura viária e à demanda de tráfego. Com esta pesquisa de mestrado espera-se aumentar a compreensão das causas da variação diária da velocidade, bem como das diferenças dessas variações entre os modos automóvel e ônibus.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56214
ISBN: 978-65-89319-00-9
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_eve_fgdavet.pdf991,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.