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dc.contributor.advisorLeal, Ivanhoé Albuquerque-
dc.contributor.authorPereira, Djibril Ernesto-
dc.date.accessioned2021-01-25T15:07:57Z-
dc.date.available2021-01-25T15:07:57Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPEREIRA, Djibril Ernesto. Contenção e possiblidade de emancipação social do indivíduo na proposta de Herbert Marcuse. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56190-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectContenção social do indivíduopt_BR
dc.subjectEmancipação social do indivíduopt_BR
dc.subjectHerbert Marcusept_BR
dc.subjectNoção de novo homempt_BR
dc.subjectNoção de indivíduo integradopt_BR
dc.subjectNotion d’homme nouveaupt_BR
dc.subjectRetenue sociale de l’individupt_BR
dc.subjectÉmancipation sociale de l’individupt_BR
dc.subjectNotion d’homme integrept_BR
dc.titleContenção e possiblidade de emancipação social do indivíduo na proposta de Herbert Marcusept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorGadanha, Alberto Dias-
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação, cujo título se inscreve no universo temático da filosofia política, tem como objetivo abordar, a partir da teoria crítica de Marcuse, alguns nós centrais sobre a invalidação social dos elementos subversivos da individualidade que conduzem à acomodação. Para tal, assumimos como base os escritos: Eros e Civilização (1955) e Homem Unidimensional (1964), nos quais o autor apresenta a profundidade e extensão da dominação que a sociedade industrial do capitalismo avançado exerce sobre o indivíduo: uma dominação que ultrapassa as questões morais e materiais, alcançando, igualmente, a dimensão pulsional. Nesse sentido, tendo em vista a pergunta norteadora da investigação [a de saber se, conforme Marcuse, haveria ainda alguma possiblidade do sujeito radicalmente integrado (como está) ao status quoquerer mudar a realidade que o mutila e o limita, ou se a transformação social seria inviável devido o desinteresse daqueles que poderiam transformar a realidade, mas não querem (?)] a presente dissertação adota duas orientações metodológicas: a primeira é hermenêutica, mediante a qual explicitamos o contexto que deu origem a preocupação com a individualidade e o procedimento da nossa investigação, e a outra, epistemológica e centrada especialmente no diagnóstico de Marcuse. Encontrando a sua relevância no esforço de contribuir com o debate sobre a subjetividade da teoria marxista, esta investigação se encerra afirmando estar a possibilidade de mudança social na transformação total, isto é: transformação econômica, psíquica (consciente e inconsciente) e biológica, no interior do qual emerge um homem sensível e moralmente renovado.pt_BR
dc.title.enContainment and possibility of social emancipation of the individual in the proposal of Herbert Marcusept_BR
dc.description.abstract-frCette dissertation, dont le titre s’inscrit dans l’univers thématique de la philosophie sociale et politique, vise à aborder [à partir de la théorie critique de Marcuse] certains nœuds centraux sur l’invalidation sociale des éléments subversifs de l’individualité, qui conduit à l’accommodation. Pour cela, elle prend pour base les écrits: Eros et Civilisation (1955) et Homme Unidimensionnel (1964), dans lesquels est présentée la profondeur et l’étendue de la domination que la société industrielle du capitalisme avancé exerce sur l’individu: une domination qui dépasse les questions morales et matérielles et qui atteint également la dimension pulsionnelle. Dans ce sens, compte tenu de la question directrice de la recherche - si, selon l’avis de Marcuse, il y avait encore une possibilité pour le sujet radicalement integre (tel qu’il est) au statu quo vouloir changer la réalité qui le mutile et le limite, ou si la transformation sociale serait impossible à cause du désintérêt de ceux qui pourraient transformer la réalité, mais ne veulent pas?, - adopte deux orientations procédurales : l’une herméneutique [à travers laquelle nous explicitons le contexte qui a donné lieu à l’inquiétude sur l’individualité et la méthode de notre recherche] et l’autre épistémologique [axée spécialement sur le diagnostic de Marcuse]. Trouvant son importance dans l’effort de contribuer au débat sur la subjectivité de la théorie marxiste, cette recherche s’achève en affirmant que le changement social dans la transformation totale, c’est-à-dire économique, psychique (consciente et inconsciente) et biologique, à l’intérieur duquel émerge une homme sensiblement et moralement renouvelé.pt_BR
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