Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56173
Tipo: Resumo
Título: Atividade de educação em saúde com ACS em um posto de saúde na cidade de Fortaleza-CE: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Daniel de Castro
Pereira, Gabriela Conrado
Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Correia Neto, José Nilson
Veríssimo, Nathan Andrade
Ferreira, Marcelo Jose Monteiro
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde - Educação permanente;Medicina preventiva;Serviços de saúde comunitária;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Daniel de Castro; PEREIRA, Gabriela Conrado; ALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; CORREIA NETO, José Nilson; VERÍSSIMO, Nathan Andrade; FERREIRA, Marcelo Jose Monteiro. Atividade de educação em saúde com ACS em um posto de saúde na cidade de Fortaleza-CE: um relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Na construção de práticas de educação em saúde, tendo em vista a complexidade do objeto saúde-doença, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) carecem de preparo técnico (capacitações sistemáticas) e mobilização para atender às demandas e necessidades das comunidades, assim o ACS perfaz um elo entre a unidade de saúde e a área circunscrita a esta. Nessa perspectiva, na manhã do dia 15 de julho de 2016 foi realizada uma capacitação sobre educação em saúde, abordando temas relacionados a saúde reprodutiva, quais sejam métodos contraceptivos, prevenção ginecológica, doenças sexualmente transmissíveis e higiene íntima, com 10 ACS´s do posto de saúde Lineu Jucá, localizado no bairro Barra do Ceará em Fortaleza, como parte das atividades da disciplina de Desenvolvimento Pessoal 3 (Saúde, Trabalho, Ambiente e Cultura) do terceiro semestre do curso de medicina da Universidade Federal do Ceará. Logo após a capacitação, houve a entrega de cartazes e panfletos com os temas citados, na intenção que as ACS´s possam levar estes materiais em suas capacitações com a comunidade. Na ocasião, além do material repassado foi lançada a campanha “Na prevenção seja um campeão” em referência a temática dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em destaque no período, e ainda, foi solicitado a pedido das ACS´s a imagem da campanha para posterior confecção de camisas. Desse modo, pretendeu-se fazer com que os ACS´s da unidade de saúde estejam capacitados a prestar uma assistência adequada sobre promoção da saúde e prevenção de doenças, tomando como base a realidade social presente no entorno do posto, a saber o grande número de profissionais do sexo atuantes na área. Assim, espera-se que os ACS’s da referida região possuam uma maior facilidade para desenvolver as obrigações de sua profissão, alcançando novas parcelas da comunidade, sendo uma ponte efetiva ligação das pessoas ao acesso à saúde.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56173
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dcsilva.pdf73,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.