Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56164
Tipo: Resumo
Título: Cartografia social como instrumento de empoderamento comunitário no Morro do Santiago/Barra do Ceará, Fortaleza/CE
Autor(es): Souza, Dimas de Brito
Paulino, Maria Raiane Cruz
Almeida, Beatriz França M. A. de
Sales, Nelson Furtado
Caetano, Adryane Gorayeb Nogueira
Palavras-chave: Cartografia social;Mapeamento colaborativo;Mapas sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Dimas de Brito; PAULINO, Maria Raiane Cruz; ALMEIDA, Beatriz França M. A. de; SALES, Nelson Furtado; CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira. Cartografia social como instrumento de empoderamento comunitário no Morro do Santiago/Barra do Ceará, Fortaleza/CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A cartografia social visa trazer pertencimento territorial através da socialização das técnicas cartográficas, permitido a criação de mapas participativos, temáticos e mentais. A partir deste método, os produtos cartográficos são construídos de modo colaborativo, ou seja, feitos pelos moradores da própria comunidade e mediados pela equipe de pesquisa e extensão da universidade. A ação teve como objetivo construir o mapa social da comunidade do morro do Santiago, localizado no litoral oeste da cidade de Fortaleza, com o intuito de trazer visibilidade às questões sociais e ambientais locais. Inicialmente, foram realizadas oficinas de cartografia básica e temática para o nivelamento do conhecimento dos moradores e, na sequência, foram oferecidas oficinas de GPS e introdução às geotecnologias. Os mapas sociais foram construídos durante a realização das atividades extensionistas, uma vez que foram momentos oportunos para o diálogo e o debate em grupo. De modo complementar, foi realizada uma oficina de “sabão ecológico”, com o intuito de trabalhar as questões ambientais aliadas à economia solidária, produzindo sabão em barra a partir da reutilização de óleo de cozinha. Durante as visitas direcionadas e as reuniões comunitárias, foram expostos os seguintes problemas principais: (i) má distribuição de água nos domicílios do morro, (ii) alto índice de criminalidade e (iii) falta de serviços básicos, como postos de saúde. Essas discussões trouxeram um importante elemento para o debate entorno da construção do mapa social, o que será feito em ações futuras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56164
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dbsouza.pdf70,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.