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Tipo: Artigo de Evento
Título: Aeroportos brasileiros concedidos e precariedade financeira.
Autor(es): Rocha, Carlos Henrique
Silva, Bruno Arruda da
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da
Palavras-chave: Aeroportos de Brasília - Administração financeira;Aeroportos de Guarulhos - Administração financeira;Aeroportos de Galeão - Administração financeira;Administração financeira;Aeroportos - Privatização
Data do documento: 2020
Citação: ROCHA, Carlos Henrique ; SILVA, Bruno Arruda da; SILVA,Francisco Gildemir Ferreira da. Aeroportos brasileiros concedidos e precariedade financeira. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020.p.128-138.
Resumo: Este artigo investiga as finanças dos aeroportos concedidos de Brasília, Guarulhos e Galeão. Eles completaram um quinquênio de operação privada. A investigação compreende os anos de 2013 a 2018 para os aeroportos de Brasília e Guarulhos e de 2014 a 2018 para o Galeão. Assume-se que a concessão aeroportuária seja uma empresa- projeto, com início, meio e fim, e que as contas do aeroporto estejam em equilíbrio quando o resultado financeiro líquido anual iguala ao investimento planejado anualizado mais o valor anualizado de aquisição do aeroporto. Os três aeroportos apresentaram resultados financeiros anuais acumulados insuficientes para financiar os investimentos planejados mais os seus respectivos valores de aquisição. O pior desempenho ficou por conta do aeroporto do Galeão, com déficit acumulado de R$ 4,0 bilhões, seguido por Guarulhos (R$ -3,6 bilhões) e por Brasília (R$ -2,6 bilhões). As finanças dos três aeroportos tendem a se deteriorar com a pandemia/2020.
Abstract: This article investigates the finances of the airports granted in Brasília, Guarulhos and Galeão. They completed a five-year private operation. The investigation covers the years 2013 to 2018 for the airports of Brasília and Guarulhos and from 2014 to 2018 for Galeão. It is assumed that the airport concession is a project company, with a beginning, middle and end, and that the airport's accounts are in balance when the annual net financial result equals the annualized planned investment plus the annualized acquisition value of the airport. The three airports showed insufficient accumulated annual financial results to finance planned investments plus their respective acquisition values. The worst performance was due to Galeão airport, with an accumulated deficit of R $ 4.0 billion, followed by Guarulhos (R $ -3.6 billion) and Brasília (R $ -2.6 billion). The finances of the three airports tend to deteriorate with the pandemic / 2020.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56150
ISBN: 978-65-89319-00-9
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