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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do fluxo de água em ferrovias com diferentes soluções para sublastro
Autor(es): Maia, Renan Santos
Diógenes, Daianne Fernandes
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palavras-chave: Misturas asfálticas;Engenharia ferroviária;Ferrovias - Manutenção e reparos;Ferrovias - Drenagem da estrutura;Drenagem de ferrovias
Data do documento: 2018
Citação: MAIA, Renan Santos; DIOGENES, Daianne Fernandes; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco. Avaliação do fluxo de água em ferrovias com diferentes soluções para sublastro. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32o., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais [...] Gramado,RS, 2018. p.1071-1082.
Resumo: Na estrutura ferroviária, dentre as funções da camada de sublastro, estão a proteção do solo da plataforma e a minimização do bombeamento de finos para a camada de lastro. Quanto às formas de melhoramento dessas funções, um dos enfoques de maior destaque é a incorporação de misturas asfálticas em substituição total ou parcial à camada de sublastro granular. Neste trabalho, misturas asfálticas para aplicação em camadas de sublastro foram dosadas e tiveram suas permeabilidades avaliadas para diferentes valores de volume de vazios e formas de compactação. A partir disso, foi simulado o fluxo de água em estruturas ferroviárias com a adoção de diferentes soluções para a camada de sublastro. Constatou-se que a prevenção oferecida pelo sublastro betuminoso ao bombeamento de finos ao lastro representa um fator essencial para a eficiência de drenagem da estrutura ferroviária.
Abstract: In the railway structure, among the functions of the sub-ballast layer are the protection of the platform soil, and the minimization of the fine aggregates’ pumping to the ballast layer. Concerning ways of improving these functions, one of the most prominent approaches is the incorporation of asphalt mixtures for total or partial replacement of the granular sub-ballast layer. In this work, asphalt mixtures for application in sub-ballast were designed and had their permeabilities evaluated for different values of volume of voids and compaction methods. From this, it was simulated the water flow in railway structures with the adoption of different solutions for the sub-ballast layer. It was verified that the prevention offered by the bituminous sub-ballast to the pumping of fines to the ballast represents an essential factor for the drainage efficiency of the railway structure
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56114
ISBN: 978-85-87893-21-5
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